Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48120

Comparte esta pagina

Título : Meio ambiente e fomento à pesquisa na UFPE
Autor : SANTOS, Ilzeheyne Cavalcanti dos
Palabras clave : Campo Científico; Interdisciplinaridade; Ambiental
Fecha de publicación : 10-oct-2022
Resumen : O campo científico ambiental é um campo de disputas de conhecimento, onde quem detém maior investimentos em pesquisas possui maior visibilidade e prestígio no âmbito científico. A interdisciplinaridade é evidenciada no campo científico pela gama de eixos que cruzaram os mais variados tipos de ciências, as ciências humanas, ciências sociais, ciências ambientais fazendo com que os eixos temáticos ambientais sejam trabalhados de forma interdisciplinar. O presente trabalho buscou objetivar a abrangência das pesquisas ambientais no âmbito da UFPE utilizando como locus o Centro de Biociências e Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) no qual o Programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFPE) e o Departamento de sociologia estão inseridos. A metodologia se deu através de aplicação de formulário online enviado aos pesquisadores e pesquisadoras que tem como temática científica o campo ambiental. As agências de fomento possuem um papel fundamental para a realização das pesquisas tendo como destaque nesta pesquisa o CNPq, FACEPE e Capes, sendo as principais agências de fomento que mais beneficiaram pesquisadores e pesquisadoras em suas pesquisas. Embora as agências de fomento citadas anteriormente possuíam maior investimento em pesquisas, o campo científico ambiental ainda precisa ser mais estudado e trabalhado, pois há um déficit de produções científicas ambientais dentro da UFPE.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48120
Aparece en las colecciones: (CB) - TCC - Ciências Biológicas (Ciências Ambientais)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Final_Ilzeheyne.pdf491,69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons