Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48148

Comparte esta pagina

Título : Mulheres trabalhadoras rurais do Sertão Central de Pernambuco nos espaços de organização social: amarras e conquistas contra o patriarcado
Autor : MELO, Núbia Rafaela do Nascimento Silva
FAUSTINO, Paloma Rafaelle de Lima
Palabras clave : Movimento social; Mulher; Patriarcado; Questão agrária; Trabalhadoras rurais
Fecha de publicación : 9-nov-2022
Citación : MELO, Núbia Rafaela do Nascimento Silva; FAUSTINO, Paloma Rafaelle de Lima. Mulheres trabalhadoras rurais do Sertão Central de Pernambuco nos espaços de organização social: amarras e conquistas contra o patriarcado. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : O presente trabalho faz um resgate da história do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Sertão Central de Pernambuco e aponta suas principais conquistas, desde seu surgimento até os dias atuais. As lutas constantes destas mulheres contra as amarras do patriarcado e contra as violências decorrentes das desigualdades sociais, econômicas e políticas presentes na sociedade, levaram à construção de um movimento social forte e resiliente. Neste processo de organização e de luta, as mulheres trabalhadoras rurais conseguiram participação e protagonismo em espaços organizativos da classe trabalhadora, a exemplo do movimento sindical, ocupando todas as suas instâncias, e, atualmente de forma paritária. Como metodologia de trabalho, descrevemos o processo histórico de organização, lutas e conquistas dessas mulheres, com destaque para questões importantes, como o processo de concentração de terras no país e suas implicações, que é um debate fundamental na compreensão das desigualdades econômica e social no campo. Assim, pudemos entender o papel do patriarcado, como elemento importante na manutenção do capitalismo na opressão e na subalternidade das mulheres, somente sendo possível sua superação através de organização e da luta coletiva. E a partir deste debate contribuímos com o aporte prático-teórico do Serviço Social na discussão da temática, ainda pouco desenvolvida nas práticas do assistente social.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48148
Aparece en las colecciones: (TCC) - Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Núbia Melo e Paloma Faustino.pdf1.2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons