Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48150

Comparte esta pagina

Título : "Novinha é apenas uma criança": as implicações do tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual no Brasil.
Autor : SOUZA, Thalyta Kelle de
SANTOS, Vitória Antônia Ribeiro dos
Palabras clave : Tráfico de crianças e adolescentes; Exploração sexual; Capitalismo; Mercado sexual; Direitos humanos
Fecha de publicación : 8-nov-2022
Citación : SOUZA, Thalyta Kelle de; SANTOS, Vitória Antônia Ribeiro dos. “Novinha é apenas uma criança”: as implicações do tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual no Brasil. Orientadora: Ana Cristina. 2022. 63 f. TCC (Graduação) - Curso de Serviço Social, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Crianças e adolescentes, historicamente, são vítimas das mais distintas formas de violências, e a violência sexual é uma delas, a qual pode se expressar na forma do abuso ou da exploração sexual. Esta última, se relaciona com os ditames do capitalismo, a partir do qual tudo é passível de se tornar mercadoria, inclusive os corpos, o que, quando associado ao contexto do tráfico humano, potencializa a expropriação da vida em uma escala muito mais ampliada e letal, pois é a terceira atividade ilegal que mais cresce e lucra no mundo. Diante disso, se constituiu enquanto objetivo do presente Trabalho de Conclusão de Curso, analisar a problemática do tráfico de crianças e adolescentes para fins de exploração sexual no Brasil, na tentativa de aproximar do tema profissionais e demais setores da sociedade civil que lidam com potenciais vítimas, tema esse que é pouco difundido, assim buscando chamar atenção para a emergência do mesmo, e como ele é legitimado pela sociedade, que hiperssexualiza e silencia meninas e meninos vítimas da barbárie. Para tal, foi necessária uma análise crítica, multidimensional, para além do aparente, inscrita historicamente e partindo dos direitos humanos, a qual foi subsidiada pelo materialismo histórico e dialético, contemplando pesquisas bibliográfica e documental. Portanto, foi possível identificar que existe uma rede criminosa extremamente bem articulada e consolidada que permeia as mais distintas rotas globais, e que possui um perfil bem definido de aliciadas e aliciados, o qual se favorece de questões estruturais como classe, raça/etnia, gênero e hereditariedade, além de usufruir do turismo, das rodovias e das redes sociais para se favorecer.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48150
Aparece en las colecciones: (TCC) - Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Thalyta Kelle de Souza e Vitória Antônia Ribeiro dos Santos.pdf752.32 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons