Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48232
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ABREU, Mônica Santos de Araújo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Hugo Bernardo da | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-15T16:07:40Z | - |
dc.date.available | 2022-12-15T16:07:40Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Hugo Bernardo da. Indústria 4.0 e ensino universitário: uma revisão bibliográfica. 2019. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48232 | - |
dc.description.abstract | A indústria tal qual conhecemos hoje não é mais a mesma que na Primeira Revolução Industrial. Sempre se reinventa com novas tecnologias, torna-se cada vez mais competitiva e também muda de forma muito rápida. Atualmente vive-se a Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, termo usado primeiramente na Alemanha em 2011 na feira de Hannover e, nesse contexto, é questionado se os profissionais estão capacitados para atender de forma plena os desafios que são encontrados em seus ramos. O ensino superior, enquanto agente de formação, tem um papel essencial, pois, são as escolas de engenharia, entre outras escolas de tecnologia, que formam os futuros profissionais da Indústria 4.0. Esse trabalho realizou, mediante revisão bibliográfica de artigos científicos, um estudo sobre iniciativas que tentam aproximar os desafios da Indústria 4.0 e a formação de futuros profissionais, mais especificamente no campo da engenharia. Foram encontrados 42 artigos dos quais 13 foram selecionados e agrupados em temas: habilidades e competências exigidas nessa nova fase da Indústria, métodos de ensino inovadores utilizando realidade virtual, gameficação e laboratórios inteligentes, método de personalização de curso e uso de ambientes virtuais para ensino. Os temas foram discutidos a fim de reconhecer o que tem sido proposto para aproximar os alunos do ensino superior e as tecnologias e pilares da Indústria 4.0. | pt_BR |
dc.format.extent | 39p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.subject | Indústria 4.0 | pt_BR |
dc.subject | Habilidades | pt_BR |
dc.subject | Competências profissionais | pt_BR |
dc.title | Indústria 4.0 e ensino universitário: uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4283047928393523 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The industry as we know it today is no longer the same as it was in the First Industrial Revolution. Always reinvents itself with new technologies, becomes increasingly competitive and also changes very quickly. Currently we are experiencing the Fourth Industrial Revolution, or Industry 4.0, a term first used in Germany in 2011 at the Hannover Fair, and in this context, it is asked whether professionals are able to fully meet the challenges that are encountered in their fields. Higher education, as a training agent, plays an essential role, since it is engineering schools, among other technology schools, that form the future professionals of Industry 4.0. This work has, through bibliographic review of scientific articles, a study on initiatives that try to approach the challenges of Industry 4.0 and the formation of future professionals, more specifically in the field of engineering. We found 42 articles of which 13 were selected and grouped into themes: skills and competences required in this new phase of Industry, innovative teaching methods using virtual reality, gamefication and intelligent labs, course customization method and use of virtual environments for teaching. Themes were discussed in order to recognize what has been proposed to bring students closer to higher education and the technologies and pillars of Industry 4.0. | pt_BR |
dc.degree.departament | (CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Hugo Bernardo Silva.pdf | 425,9 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons