Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48337

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Josimar Jorge Ventura de-
dc.contributor.authorPALHA, José Guilherme Carneiro-
dc.date.accessioned2022-12-21T13:58:04Z-
dc.date.available2022-12-21T13:58:04Z-
dc.date.issued2022-09-21-
dc.identifier.citationPALHA, José Guilherme Carneiro. 169 anos ensinando música: Uma análise do processo de formação de cinco diferentes gerações de clarinetistas de uma banda filarmônica sesquicentenária pernambucana. 2022. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48337-
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta uma análise sobre o processo de formação de cinco diferentes gerações de clarinetistas que atualmente integram a Sociedade de Cultura Artística 22 de Novembro, localizada no município de Paudalho-PE. Ao longo de seus 169 anos, esta banda filarmônica sesquicentenária tem contribuído de maneira relevante para a difusão da aprendizagem musical pelos indivíduos residentes na comunidade local e regiões vizinhas. Através da pesquisa documental foi possível obter informações sobre o passado histórico da referida banda de música, além de um melhor entendimento sobre a estruturação do processo de aprendizagem na instituição em épocas anteriores às gerações de clarinetistas entrevistadas na pesquisa. As entrevistas semiestruturadas realizadas com os participantes ofereceram respostas aos objetivos específicos propostos: identificar quais os materiais didáticos disponíveis na Sociedade de Cultura Artística 22 de Novembro entre as diferentes gerações de clarinetistas; analisar como esses clarinetistas percebem o processo de aprendizagem vivenciado na Sociedade de Cultura Artística 22 de Novembro e analisar a influência do contexto social no processo de aprendizagem desses músicos. Os objetivos da pesquisa se articulam com a noção de habitus, formulada por Pierre Bourdieu e discutida por Lahire (2002; 2005) ao considerar a atuação de disposições individuais mais específicas para a configuração de uma biografia por parte do indivíduo. Durante a investigação verificou-se que ocorreram mudanças no processo de aprendizagem da clarineta na Sociedade de Cultura Artística 22 de Novembro ao longo das gerações entrevistadas e que estas aconteceram em função das escolhas feitas por alguns dos participantes em não permanecerem restritos ao conhecimento musical adquirido no contexto da banda de música, os quais, num certo momento de suas vidas, optaram por desenvolver suas habilidades musicais em outros espaços educacionais.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsica e Sociedadept_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectBanda filarmônicapt_BR
dc.subjectEnsino instrumentalpt_BR
dc.subjectClarinetept_BR
dc.title169 anos ensinando música : Uma análise do processo de formação de cinco diferentes gerações de clarinetistas de uma banda filarmônica sesquicentenária pernambucanapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3907455328513360pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4863742227544521pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThis research presents an analysis of the formation process of five different generations of clarinetists who are currently part of the Sociedade de Cultura Artística 22 de November, located in the municipality of Paudalho-PE. Throughout its 169 years, this sesquicentennial philharmonic band has contributed significantly to the diffusion of musical learning by individuals residing in the local community and neighboring regions. Through documentary research it was possible to obtain information about the history of the previously mentioned music band, enabling a better understanding of the structuring of the learning process in the institution in periods of time before the generations of clarinetists interviewed in the research. The semi-structured interviews carried out with the participants offered answers to the specific objectives proposed: to identify which teaching materials are available in the Cultural Society Artística 22 de Novembro between different generations of clarinetists; to analyze how these clarinetists perceive the learning process experienced in the Sociedade de Cultura Artística 22 de Novembro and to analyze the influence of the social context in the process of learning of these musicians. The research objectives are articulated with the notion of habitus, formulated by Bourdieu and discussed by Lahire (2002; 2005) when considering the performance of more specific individual dispositions for the configuration of a biography by the individual. During the investigation, it was found that there were changes in the clarinet learning process at the Sociedade de Cultura Artística 22 de Novembro throughout the generations interviewed and that these happened according to the choices made by some of the participants not to remain restricted to the musical knowledge acquired in the context of the music band, which, in a certain moment of their lives, chose to develop their musical skills in other educational spaces.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO José Guilherme Carneiro Palha.pdf4,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons