Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48347

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOARES JÚNIOR, Antônio Marques da Costa-
dc.contributor.authorCUNHA, Luiz Fellipe Rodrigues da-
dc.date.accessioned2022-12-21T16:51:42Z-
dc.date.available2022-12-21T16:51:42Z-
dc.date.issued2021-05-05-
dc.date.submitted2022-12-20-
dc.identifier.citationCUNHA, Luiz Fellipe Rodrigues da. Redução do consumo de solvente, no setor de pintura de uma indústria naval, com o auxílio da ferramenta relatório A3. 2021. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48347-
dc.description.abstractA indústria da naval, fomentada entre 1997 e 2014, sofreu com a crise político- econômica dos anos subsequentes, tendo em vista o cancelamento de contratos com a Petrobras, seu principal cliente nacional. Diante de um mercado com ampla concorrência, foi necessário a eliminação de custos excessivos na produção para torná-la mais competitiva no cenário mundial. Este trabalho apresenta o resultado da aplicação do relatório A3 de solução de problemas no setor de pintura de um estaleiro de grande porte na região nordeste do Brasil, metodologia esta, de melhoria contínua desenvolvida pelo Sistema Toyota de Produção baseando-se na estrutura do ciclo PDCA. O relatório foi projetado visando a redução do consumo de solvente da fábrica de pintura de tubulação e acessórios, a partir da elaboração de um plano de ação de baixo custo e fácil aplicação. Foi possível comprovar uma resposta exitosa da ferramenta, eliminando desperdícios e estruturando um novo processo de utilização de solvente, conforme objetivos listados pelo Lean Manufacturing. O projeto obteve resultados positivos, com a redução de 43% dos gastos totais com solventes, superando a meta esperada em 3%, e promovendo desfecho favorável para o setor.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectRelatório A3pt_BR
dc.subjectPDCApt_BR
dc.subjectManufatura enxutapt_BR
dc.subjectMelhoria contínuapt_BR
dc.titleRedução do consumo de solvente, no setor de pintura de uma indústria naval, com o auxílio da ferramenta relatório A3pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5798932016089317pt_BR
dc.description.abstractxThe naval industry, fostered between 1997 and 2014, suffered from the political and economic crisis of the following years, in view of the cancellation of contracts with Petrobras, its main national client. In the face of a market with wide competition, it was necessary to eliminate excessive production costs to make it more competitive on the world stage. This paper presents the result of the application of the A3 report for solving problems in the painting sector of a large shipyard in northeastern Brazil, a methodology for continuous improvement developed by the Toyota Production System based on the structure of the PDCA cycle. . The report was designed to reduce the solvent consumption of the pipe and accessories painting factory, based on the elaboration of a low-cost and easy-to-apply action plan. It was possible to prove a successful response from the tool, eliminating waste and structuring a new solvent utilization process, according to objectives listed by Lean Manufacturing. The project achieved positive results, with a 43% reduction in total solvent spending, exceeding the expected goal by 3%, and promoting a favorable outcome for the sector.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Luiz Fellipe Rodrigues da Cunha.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons