Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48347
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOARES JÚNIOR, Antônio Marques da Costa | - |
dc.contributor.author | CUNHA, Luiz Fellipe Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-21T16:51:42Z | - |
dc.date.available | 2022-12-21T16:51:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-05-05 | - |
dc.date.submitted | 2022-12-20 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, Luiz Fellipe Rodrigues da. Redução do consumo de solvente, no setor de pintura de uma indústria naval, com o auxílio da ferramenta relatório A3. 2021. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48347 | - |
dc.description.abstract | A indústria da naval, fomentada entre 1997 e 2014, sofreu com a crise político- econômica dos anos subsequentes, tendo em vista o cancelamento de contratos com a Petrobras, seu principal cliente nacional. Diante de um mercado com ampla concorrência, foi necessário a eliminação de custos excessivos na produção para torná-la mais competitiva no cenário mundial. Este trabalho apresenta o resultado da aplicação do relatório A3 de solução de problemas no setor de pintura de um estaleiro de grande porte na região nordeste do Brasil, metodologia esta, de melhoria contínua desenvolvida pelo Sistema Toyota de Produção baseando-se na estrutura do ciclo PDCA. O relatório foi projetado visando a redução do consumo de solvente da fábrica de pintura de tubulação e acessórios, a partir da elaboração de um plano de ação de baixo custo e fácil aplicação. Foi possível comprovar uma resposta exitosa da ferramenta, eliminando desperdícios e estruturando um novo processo de utilização de solvente, conforme objetivos listados pelo Lean Manufacturing. O projeto obteve resultados positivos, com a redução de 43% dos gastos totais com solventes, superando a meta esperada em 3%, e promovendo desfecho favorável para o setor. | pt_BR |
dc.format.extent | 57p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Relatório A3 | pt_BR |
dc.subject | PDCA | pt_BR |
dc.subject | Manufatura enxuta | pt_BR |
dc.subject | Melhoria contínua | pt_BR |
dc.title | Redução do consumo de solvente, no setor de pintura de uma indústria naval, com o auxílio da ferramenta relatório A3 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5798932016089317 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The naval industry, fostered between 1997 and 2014, suffered from the political and economic crisis of the following years, in view of the cancellation of contracts with Petrobras, its main national client. In the face of a market with wide competition, it was necessary to eliminate excessive production costs to make it more competitive on the world stage. This paper presents the result of the application of the A3 report for solving problems in the painting sector of a large shipyard in northeastern Brazil, a methodology for continuous improvement developed by the Toyota Production System based on the structure of the PDCA cycle. . The report was designed to reduce the solvent consumption of the pipe and accessories painting factory, based on the elaboration of a low-cost and easy-to-apply action plan. It was possible to prove a successful response from the tool, eliminating waste and structuring a new solvent utilization process, according to objectives listed by Lean Manufacturing. The project achieved positive results, with a 43% reduction in total solvent spending, exceeding the expected goal by 3%, and promoting a favorable outcome for the sector. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC- Luiz Fellipe Rodrigues da Cunha.pdf | 2,41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons