Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48353

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUSA, Tiago Lima de-
dc.contributor.authorSANTOS, Jackson da Silva-
dc.date.accessioned2022-12-21T19:01:23Z-
dc.date.available2022-12-21T19:01:23Z-
dc.date.issued2022-11-04-
dc.date.submitted2022-12-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Jackson da Silva. Análise técnica e econômica da conversão de um veículo de combustão interna para um veículo elétrico. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48353-
dc.description.abstractCom o esforço global para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e na tentativa de diminuir a projeção do aquecimento global para os próximos anos, o setor de transportes tem sido um dos focos das ações para reduzir os danos ambientais. Atualmente, os veículos elétricos têm se apresentado como a melhor solução para diminuir as emissões no setor de transportes, além de melhorar a eficiência energética desse setor. O veículo elétrico tem o diferencial, além de zero emissões na utilização, de ter um custo total, energia elétrica e manutenção, 80% menor que o custo de utilização de um veículo a combustão. Essa economia, a longo prazo, permite que a conversão seja um investimento viável, permitindo uma rentabilidade que pode ser bastante vantajosa em alguns cenários. A conversão elétrica consiste em converter um veículo a combustão, que utiliza um motor de combustão interna, em um veículo elétrico, que utiliza um motor elétrico como máquina propulsora. Essa conversão é uma solução para quem não tem condições financeiras de comprar um veículo elétrico e deseja converter seu veículo próprio. Nesse contexto, este trabalho propõe uma metodologia de análise técnica e econômica da conversão de um veículo de combustão interna para um veículo elétrico. Para tanto, são estimados os custos relacionados a utilização do veículo a combustão e do veículo convertido para elétrico durante o período de 10 anos para, então, levantar quanto é a economia gerada em relação a uma faixa de quilometragens anuais. Tais resultados, quando comparados, permitem identificar a partir de qual quilometragem anual que a conversão elétrica veicular se torna viável. Logo, baseado nas análises de custo, conclui-se que uma utilização maior ou igual a 24.000 km/ano torna a conversão elétrica viável, pois essa quilometragem gera uma economia suficiente para o que o investimento tenha um VPL positivo.pt_BR
dc.format.extent66ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectveículo elétricopt_BR
dc.subjectveículo a combustãopt_BR
dc.subjectconversão elétrica veicularpt_BR
dc.subjectviabilidade econômicapt_BR
dc.titleAnálise técnica e econômica da conversão de um veículo de combustão interna para um veículo elétricopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4609199766989667pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8652223988172009pt_BR
dc.description.abstractxWith the global effort to reduce greenhouse gas emissions and in an attempt to reduce the projection of global warming for the coming years, the transport sector has been one of the focuses of actions to reduce environmental damage. Currently, electric vehicles have been presented as the best solution to reduce emissions in the transport sector, in addition to improving the energy efficiency of this sector. The electric vehicle has the differential, in addition to zero emissions in use, of having a total cost, electric energy and maintenance, 80% lower than the cost of using a combustion vehicle. This savings, in the long term, allows the conversion to be a viable investment, allowing for profitability that can be quite advantageous in some scenarios. Electric conversion consists of converting a combustion vehicle, which uses an internal combustion engine, into an electric vehicle, which uses an electric motor as a propulsion machine. This conversion is a solution for those who cannot afford to buy an electric vehicle and want to convert their own vehicle. In this context, this work proposes a methodology for technical and economic analysis of the conversion of an internal combustion vehicle to an electric vehicle. To do so, the costs related to the use of the combustion vehicle and the vehicle converted to electric are estimated over a period of 10 years to then determine how much savings are generated in relation to a range of annual mileages. Such results, when compared, make it possible to identify from which annual mileage the vehicle electrical conversion becomes viable. Therefore, based on cost analyses, it is concluded that a use greater than or equal to 24,000 km/year makes the electrical conversion viable, as this mileage generates sufficient savings for the investment to have a positive NPV.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Mecânica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Jackson da Silva Santos.pdf2,24 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons