Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48364
Compartilhe esta página
Título: | Prática pedagógica antirracista de uma docente negra no ensino superior |
Autor(es): | SILVA, Yure Gonçalves da |
Palavras-chave: | Educação das Relações Étnico-Raciais; Práticas Pedagógicas Antirracistas; Processos Formativos |
Data do documento: | 26-Out-2022 |
Citação: | SILVA, Yure Gonçalves da. PRÁTICA PEDAGÓGICA ANTIRRACISTA DE UMA DOCENTE NEGRA NO ENSINO SUPERIOR. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Esta pesquisa analisa a prática pedagógica antirracista e o processo formativo de uma docente negra da disciplina de Educação das Relações Étnico-Raciais no Brasil do Centro de Educação da UFPE. O aporte teórico foi a lei nº 10.639/2003, o parecer nº CNE/CP 003/2004 e a lei 11.645/2008, analisados a partir da técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011). Os dados nos apontaram, enquanto resultados, que práticas pedagógicas antirracistas se dão nas dimensões de: ensino, pesquisa e extensão universitária. Estas se configuram a partir das orientações dos marcos legais dobre a educação das relações étnico-raciais, também nas vivências e processos formativos formais e não formais de educação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48364 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Yure Gonçalves da Silva.pdf | 259,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons