Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48378

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENEZES, Vilde Gomes de-
dc.contributor.authorSANTOS, Edilson Laurentino dos-
dc.date.accessioned2022-12-22T13:18:56Z-
dc.date.available2022-12-22T13:18:56Z-
dc.date.issued2022-03-11-
dc.identifier.citationSANTOS, Edilson Laurentino dos. Cibercultura e educação física nas IFES da região nordeste do Brasil: como se encontra essa relação?. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48378-
dc.description.abstractAs transformações advindas da Terceira Revolução Tecnológica que apresentaram inovações tecnocientíficas em larga escala, causaram grandes mudanças nos contextos culturais, sociais e educacionais contemporâneas. A Educação Física, enquanto uma área do conhecimento, já sofre as interferências da presença das Tecnologias da Informação e Comunicação em suas propostas pedagógicas e didáticas, alterando as dimensões de espaço e tempo do fazer-pedagógicos. A pesquisa teve o objetivo de descrever a eventual e/ou processual presença de cibercultura nos cursos de Educação Física da IFES na Região Nordeste do Brasil. Nossa fundamentação teórica está lastreada na Filosofia da Informação do filósofo Pierre Lévy, que se notabilizou pela análise dos impacto da Internet na sociedade, através do conceito de cibercultura, gerando as chamadas humanidades digitais e o virtual. Também contribuiu com nossa pesquisa os estudos do sociólogo Manoel Castells com a base reflexiva da Sociedade em Rede, e André Lemos com a base reflexiva da Comunicação e Cibercultura. Adotamos o viés metodológico da pesquisa bibliográfica e Descritiva, no intuito de proporcionar maior familiaridade com o problema e o aprofundamento analítico do fenômeno, associada à técnica de Análise de Conteúdo da Bardin onde definimos categorias centrais de análise para constituir os fundamentos do estudo, e os dados foram tratados pelo software IRAMUTEQ (Versão 0.7 Alpha 2 e R Versão 3.2.3). O resultado de nossa pesquisa evidenciou que há uma ausência das ferramentas tecnológicas da informação e comunicação na formação geral dos acadêmicos dos cursos de graduação em Educação Física nas IFES pesquisadas. A partir dos relatos coletados nas entrevistas realizada com professores, foram evidenciadas a ausência de disciplinas e conteúdos acercas da cibercultura e das tecnologias na proposta curricular ofertada, carência infraestrutural para trabalhar com as tecnologias digitais em Ambientes Virtuais Educacionais, e quase nenhuma atividade realizada no ensino, pesquisa, extensão e inovação com as temáticas sobre cibercultura, o que foi evidenciado durante a pandemia da COVID-19, onde as IFES foram orientadas a realizar aulas remotas, e o percentual assistido por estas atividades foi baixíssimo, evidenciando ambiente de “exclusão digital”.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectTecnologia educacional digitalpt_BR
dc.titleCibercultura e educação física nas IFES da região nordeste do Brasil : como se encontra essa relação?pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5899754997437585pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4572757960571445pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe transformations arising from the third technological revolution that presented large-scale technoscientific innovations, caused great changes in contemporary cultural, social and educational contexts. Physical Education, as an area of knowledge, already suffers the interference of the presence of Information and Communication Technologies in its pedagogical and didactic proposals, changing the dimensions of space and time of the pedagogical making. The research aimed to describe the possible and/or procedural presence of cyberculture in IFES physical education courses in the Northeast region of Brazil. Our theoretical foundation is based on the philosophy of information of the philosopher Pierre Lévy, who was noted for the analysis of the impact of the Internet on society, through the concept of cyberculture, generating the so-called Digital Humanities and the virtual. Also contributed to our research the studies of sociologist Manoel Castells with the reflexive basis of Network Society, and André Lemos with the reflexive basis of communication and cyberculture. We adopted the methodological bias of the bibliographic and descriptive research, in order to provide greater familiarity with the problem and the analytical deepening of the phenomenon, associated with the Bardin content analysis technique where we defined central categories of analysis to constitute the foundations of the study, and the data were treated by the Iramuteq software (version 0.7 Alpha 2 and R version 3.2.3). The result of our research showed that there is an absence of the technological tools of information and communication in the general training of the academics of the undergraduate courses in Physical Education in the IFES surveyed. From the reports collected in the interviews conducted with teachers, the absence of disciplines and contents about cyberculture and technologies in the curricular proposal offered, lack of infrastructure to work with digital technologies in educational virtual environments, and almost no activity carried out in teaching, research, extension and innovation with the themes about cyberculture, which was evidenced during the COVID-19 pandemic, where the IFES were oriented to conduct remote classes, and the percentage assisted by these activities was very low, evidencing “digital exclusion " environment.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Edilson Laurentino dos Santos.pdf2,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons