Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48379

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorPEREIRA, Jamyle Paloma de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-12-22T13:30:51Z-
dc.date.available2022-12-22T13:30:51Z-
dc.date.issued2022-08-05-
dc.identifier.citationPEREIRA, Jamyle Paloma de Oliveira. A orquestra da vida apresenta a relação entre subjetividade e o ensino de matemática: a prática pedagógica no novo palco do ensino remoto. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48379-
dc.description.abstractA pesquisa objetiva descrever as linhas de força que perpassam os professores de matemática procurando conexões que ligam o processo de ensino remoto e a subjetividade deles, ou seja, as experiências vivenciadas pelos sujeitos da pesquisa que criaram marcas em sua prática pedagógica. A pesquisa é motivada pela seguinte questão: Como as linhas de força podem influenciar a prática pedagógica de um grupo de docentes de matemática, durante o período de ensino remoto? Para alcançar o objetivo proposto, optou-se pelo uso da cartografia da subjetividade, que tive por inspiração estudos apresentados por Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Suely Rolnik, dentre outros, que permite mapear as linhas de força que afetam o sujeito. A pretensão desta pesquisa foi descrever algumas linhas de força de um grupo de professores de matemática durante o período pandêmico, com isso fizemos uso de um questionário desenvolvido pelo Google formulário, composto com perguntas abertas e de uma entrevista não estruturada. Depois de realizado os procedimentos de coleta de dados, foi possível perceber que o período de ensino remoto proporcionou muitas aprendizagens, mas também muitas dificuldades, dificuldades essas que muitas vezes destoam de professor para professor, mas que também em outras vezes até coincidem, até porque como sujeitos que são, vivem e são influenciados por contextos familiares e sociais distintos, mas também compartilham o mesmo contexto educacional, no sentido de possuírem alunos que possuem a mesma visão de mundo, subjetivados por comportamentos e particularidades que destoa de outras gerações.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectDiferença (Filosofia)pt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.titleA orquestra da vida apresenta a relação entre subjetividade e o ensino de matemática: a prática pedagógica no novo palco do ensino remoto.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1090948101666834pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe research aims to describe the lines of force that run through math teachers looking for connections that link the remote teaching process and their subjectivity, that is, the experiences lived by the research subjects that created marks in their pedagogical practice. The research is motivated by the following question: How can the lines of force influence the pedagogical practice of a group of mathematics teachers, during the period of remote teaching? To achieve the proposed objective, we chose to use the cartography of subjectivity, which was inspired by studies presented by Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Suely Rolnik, among others, which allows mapping the lines of force that affect the subject, using different methods. The intention of this research was to describe some lines of force, of a group of mathematics teachers during the pandemic period, with this we made use of a questionnaire developed by Google form, composed with open questions, monitoring of these teachers' classes and unstructured interviews. , having as research subjects some high school mathematics teachers. After carrying out the data collection procedures, it was possible to perceive that the period of remote teaching provided many learnings, but also many difficulties, difficulties that often differ from teacher to teacher, but also at other times they even coincide, until because as subjects they are, they live and are influenced by different family and social contexts, but they also share the same educational context, in the sense of having students who have the same worldview, subjectivized by behaviors and particularities that differ from other generations.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jamyle Paloma de Oliveira Pereira.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons