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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48388
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Título : | A relação privilegiada educadora-criança na educação infantil : contribuições da Abordagem Pikler |
Autor : | OLIVEIRA, Cristiane MOURA, Maria Cecília |
Palabras clave : | Educação Infantil; Abordagem Pikler; Relação educadora-criança; Bebês; Crianças bem pequenas |
Fecha de publicación : | 19-oct-2022 |
Resumen : | A abordagem Pikler evidencia a importância da relação privilegiada educadora-criança, sobretudo, com crianças da primeira infância. De acordo com os princípios de Emmi Pikler (FALK, 2014; APPELL; DAVID, 2021), a relação privilegiada tem base na efetivação de um vínculo afetivo que proporciona segurança emocional na criança, mediante as ações de cuidado do adulto. A partir desse prisma, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa com o objetivo de identificar as contribuições da abordagem Pikler para a construção de uma relação privilegiada entre educadora-criança, no contexto da Educação Infantil (EI), bem como refletir sobre a pertinência do currículo na EI sobre práticas pautadas nos princípios da abordagem Pikler. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas realizadas com três educadoras de escolas da Região Metropolitana do Recife que afirmam ter práticas inspiradas na abordagem em questão. Para isso, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Alguns dos resultados deste estudo mostram que a presença da educadora, como adulto de referência é relevante, contribuindo para o desenvolvimento pleno e estimulando a autonomia e segurança dos bebês e crianças pequenas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48388 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
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