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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorXIMENES, Rosana Christine Cavalcanti-
dc.contributor.authorMELO JUNIOR, Amisterdan de Oliveira-
dc.date.accessioned2022-12-27T14:20:27Z-
dc.date.available2022-12-27T14:20:27Z-
dc.date.issued2022-10-28-
dc.date.submitted2022-12-27-
dc.identifier.citationMELO JUNIOR, Amisterdan. Frequência de estresse e ansiedade em estudantes de música. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física Bacharelado) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48431-
dc.description.abstractA presente pesquisa objetiva determinar a frequência de sintomas de estresse e ansiedade em estudantes de música. Trata-se de um estudo epidemiológico de corte transversal, onde foram analisados os fatores determinantes, o estresse e a ansiedade, como também as suas associações. O estudo foi realizado no período de dezembro de 2021 a janeiro de 2022 e os dados foram coletados no formato de questionários online, no Conservatório Pernambucano de Música, na cidade do Recife, convidados através de plataformas digitais como whatsapp, instagram, e-mails e outros, de forma voluntária, tendo a amostra estudada de forma não probabilística do tipo intencional e consistiu em 60 indivíduos do sexo masculino e feminino, com idades entre 18 e 45 anos. Não foram inclusos estudantes que faziam uso de medicamentos depressores do sistema nervoso, a exemplo de ansiolíticos e hipnóticos. Foi percebido o alto índice de participantes com níveis consideravelmente preocupantes para o transtorno de ansiedade e o estresse, contabilizando 56,7% dos estudantes de música estudados, num grau médio e moderado respectivamente, sendo a maioria homens. Também foi analisado o fator sociodemográfico, onde foi perceptível a presença de estudantes de música, na sua maioria, que apresentaram um nível socioeconômico médio ou baixo, podendo ser também um dos agravantes dos elevados graus de estresse e ansiedade. Contudo, neste estudo, pode-se concluir que há de fato, uma grande frequência de estresse e transtorno de ansiedade em estudantes de música, mas é necessário se realizar mais pesquisas no intuído de aprofundar tais fatos, como promover também um assistencialismo ao grupo estudado.pt_BR
dc.format.extent45p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFrequência de estressept_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectTranstornos de ansiedadept_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.titleFrequência de estresse e ansiedade em estudantes de músicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Aline Ananias de-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3731621037358229pt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to determine the frequency of stress and anxiety symptoms in music students. This is a cross-sectional epidemiological study, in which the determining factors, stress and anxiety, as well as their associations, were analyzed. The study was carried out from December 2021 to January 2022 and data were collected in the form of online questionnaires, at the Conservatório Pernambucano de Música, in the city of Recife, invited through digital platforms such as whatsapp, instagram, e-mails and others, voluntarily, with the sample studied in a nonprobabilistic, intentional way and consisting of 60 male and female individuals, aged between 18 and 45 years. Students who used medication that depress the nervous system, such as anxiolytics and hypnotics, were not included. A high rate of participants with considerably worrying levels of anxiety disorder and stress was noticed, accounting for 56.7% of the studied music students, in a medium and moderate degree respectively, most of them being men. The sociodemographic factor was also analyzed, where the presence of music students was noticeable, most of whom had a medium or low socioeconomic level, which could also be one of the aggravating factors of high levels of stress and anxiety. However, in this study, it can be concluded that there is, in fact, a high frequency of stress and anxiety disorder in music students, but it is necessary to carry out more research in order to deepen these facts, as well as to promote assistance to the studied group.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLattesCV: http://lattes.cnpq.br/1542159153167288pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

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