Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48434
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COUTO, Ana Carolina Nunes do | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Carlos da | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-27T14:43:37Z | - |
dc.date.available | 2022-12-27T14:43:37Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Carlos da. Ensino Coletivo na Iniciação ao Clarinete : Uma revisão bibliográfica nos anais do Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ENECIM). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48434 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho realizou um levantamento da produção bibliográfica acerca do/sobre o ensino coletivo na iniciação ao clarinete por meio de artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ENECIM). Tal pesquisa surgiu no intuito de identificar as metodologias utilizadas no ensino coletivo para os iniciantes ao clarinete a partir dos trabalhos escritos e publicados no ENECIM, sabendo que a prática coletiva de ensino é uma peça-chave para a inserção de estudantes com diversos níveis de conhecimento musical, seja prático ou teórico. Para realização deste trabalho foi adotado um recorte da produção bibliográfica publicada nos anais do ENECIM entre os anos de 2004 e 2020. Foram utilizados como fundamentação teórica autores de grande referência na modalidade coletiva de ensino, e eles são: Tourinho (2007), Cruvinel (2004), Silva (2010) e Ortins; Cruvinel; Leão (2004). Os dados obtidos do recorte dos anais resultaram em poucos artigos publicados no ENECIM com o tema de ensino coletivo na iniciação ao clarinete, desse modo para a obtenção de artigos que pudessem contribuir com o tema, os descritores foram ampliados para ensino coletivo de instrumentos de sopro/madeiras, e constatou-se que a partir da análise dos artigos selecionados os princípios da metodológicos da modalidade coletiva de instrumentos musicais são semelhantemente utilizados pelos educadores que adotam essa modalidade de ensino. Percebe-se que a produção acadêmica sobre o tema nos anais do ENECIM é pequena e escassa, não foram encontrados trabalhos que falam apenas sobre a iniciação ao clarinete na modalidade coletiva de ensino, e sim alguns onde o clarinete é um dos instrumentos adotados na prática de iniciação coletiva. Por fim, é de fundamental importância que os pesquisadores escrevam e discutam mais sobre este tema, pois ajudará educadores e estudantes que buscam utilizar essa modalidade de ensino em suas vivências. | pt_BR |
dc.format.extent | 42f. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Clarinete | pt_BR |
dc.subject | Ensino coletivo | pt_BR |
dc.subject | ENECIM | pt_BR |
dc.subject | Iniciação Musical | pt_BR |
dc.title | Ensino Coletivo na Iniciação ao Clarinete : Uma revisão bibliográfica nos anais do Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ENECIM). | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | https://lattes.cnpq.br/3641580036842383 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1207366985465257 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work carried out a survey of the bibliographical production about collective teaching in clarinet initiation through articles published in the annals of the National Meeting of Collective Teaching of Musical Instruments (ENECIM). Such research arose in order to identify the methodologies used in collective teaching for clarinet beginners from the works written and published in ENECIM, knowing that the collective teaching practice is a key piece for the insertion of students with different levels of knowledge music, whether practical or theoretical. To carry out this work, a section of the bibliography published in the ENECIM annals between the years 2004 and 2020 was adopted. Authors of great reference in the collective teaching modality were used as theoretical foundation, and they are: Tourinho (2007), Cruvinel ( 2004), Silva (2010) and Ortins; Cruvinel; Lion (2004). The data obtained from the annals resulted in few articles published in ENECIM with the theme of collective teaching in the initiation to the clarinet, thus, in order to obtain articles that contributed to the theme, the descriptors were expanded to the collective teaching of wind instruments /madeira, and it was found that from the analysis of the selected articles, the principles of the methodology of the collective modality of musical instruments are similarly used by educators who adopt this teaching modality. It is noticed that the academic production on the subject in the annals of ENECIM is small and scarce, no works were found that talk only about initiation to the clarinet in the collective teaching modality, but some where the clarinet is one of the instruments adopted in practice collective initiation. Finally, it is of fundamental importance that researchers write and discuss more about this topic, as they help educators and students who seek to use this teaching modality in their experiences. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Linguística, Letras, Artes, Música, Instrumento musical, Clarinete::Artes | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DMU) - Departamento de Música | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Música – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Música - Instrumento |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC CONCLUIDO - José carlos.pdf | 386,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons