Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48434

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOUTO, Ana Carolina Nunes do-
dc.contributor.authorSILVA, José Carlos da-
dc.date.accessioned2022-12-27T14:43:37Z-
dc.date.available2022-12-27T14:43:37Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-11-17-
dc.identifier.citationSILVA, José Carlos da. Ensino Coletivo na Iniciação ao Clarinete : Uma revisão bibliográfica nos anais do Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ENECIM). 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Música - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48434-
dc.description.abstractEste trabalho realizou um levantamento da produção bibliográfica acerca do/sobre o ensino coletivo na iniciação ao clarinete por meio de artigos publicados nos anais do Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ENECIM). Tal pesquisa surgiu no intuito de identificar as metodologias utilizadas no ensino coletivo para os iniciantes ao clarinete a partir dos trabalhos escritos e publicados no ENECIM, sabendo que a prática coletiva de ensino é uma peça-chave para a inserção de estudantes com diversos níveis de conhecimento musical, seja prático ou teórico. Para realização deste trabalho foi adotado um recorte da produção bibliográfica publicada nos anais do ENECIM entre os anos de 2004 e 2020. Foram utilizados como fundamentação teórica autores de grande referência na modalidade coletiva de ensino, e eles são: Tourinho (2007), Cruvinel (2004), Silva (2010) e Ortins; Cruvinel; Leão (2004). Os dados obtidos do recorte dos anais resultaram em poucos artigos publicados no ENECIM com o tema de ensino coletivo na iniciação ao clarinete, desse modo para a obtenção de artigos que pudessem contribuir com o tema, os descritores foram ampliados para ensino coletivo de instrumentos de sopro/madeiras, e constatou-se que a partir da análise dos artigos selecionados os princípios da metodológicos da modalidade coletiva de instrumentos musicais são semelhantemente utilizados pelos educadores que adotam essa modalidade de ensino. Percebe-se que a produção acadêmica sobre o tema nos anais do ENECIM é pequena e escassa, não foram encontrados trabalhos que falam apenas sobre a iniciação ao clarinete na modalidade coletiva de ensino, e sim alguns onde o clarinete é um dos instrumentos adotados na prática de iniciação coletiva. Por fim, é de fundamental importância que os pesquisadores escrevam e discutam mais sobre este tema, pois ajudará educadores e estudantes que buscam utilizar essa modalidade de ensino em suas vivências.pt_BR
dc.format.extent42f.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectClarinetept_BR
dc.subjectEnsino coletivopt_BR
dc.subjectENECIMpt_BR
dc.subjectIniciação Musicalpt_BR
dc.titleEnsino Coletivo na Iniciação ao Clarinete : Uma revisão bibliográfica nos anais do Encontro Nacional de Ensino Coletivo de Instrumentos Musicais (ENECIM).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3641580036842383pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1207366985465257pt_BR
dc.description.abstractxThis work carried out a survey of the bibliographical production about collective teaching in clarinet initiation through articles published in the annals of the National Meeting of Collective Teaching of Musical Instruments (ENECIM). Such research arose in order to identify the methodologies used in collective teaching for clarinet beginners from the works written and published in ENECIM, knowing that the collective teaching practice is a key piece for the insertion of students with different levels of knowledge music, whether practical or theoretical. To carry out this work, a section of the bibliography published in the ENECIM annals between the years 2004 and 2020 was adopted. Authors of great reference in the collective teaching modality were used as theoretical foundation, and they are: Tourinho (2007), Cruvinel ( 2004), Silva (2010) and Ortins; Cruvinel; Lion (2004). The data obtained from the annals resulted in few articles published in ENECIM with the theme of collective teaching in the initiation to the clarinet, thus, in order to obtain articles that contributed to the theme, the descriptors were expanded to the collective teaching of wind instruments /madeira, and it was found that from the analysis of the selected articles, the principles of the methodology of the collective modality of musical instruments are similarly used by educators who adopt this teaching modality. It is noticed that the academic production on the subject in the annals of ENECIM is small and scarce, no works were found that talk only about initiation to the clarinet in the collective teaching modality, but some where the clarinet is one of the instruments adopted in practice collective initiation. Finally, it is of fundamental importance that researchers write and discuss more about this topic, as they help educators and students who seek to use this teaching modality in their experiences.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Linguística, Letras, Artes, Música, Instrumento musical, Clarinete::Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DMU) - Departamento de Músicapt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Música – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Música - Instrumento

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC CONCLUIDO - José carlos.pdf386,17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons