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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48449

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAÚJO, Marcus Costa-
dc.contributor.authorLUCKWÜ, Evellyne-
dc.date.accessioned2022-12-28T16:19:53Z-
dc.date.available2022-12-28T16:19:53Z-
dc.date.issued2021-05-07-
dc.date.submitted2022-12-27-
dc.identifier.citationLUCKWÜ, Evellyne. Avaliação de módulos termoelétricos como dispositivo de recuperação de energia térmica. 2021. 76 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48449-
dc.description.abstractOs motores de combustão interna são conhecidos por terem rendimento relativamente baixo comparado a outros tipos de sistemas de geração de energia. Apenas cerca de 25% da energia liberada pela combustão é realmente utilizada para fins de mobilidade e acionamento elétrico de acessórios dos automóveis. A maior parte das perdas deste tipo de motor se dá através do sistema de exaustão e do sistema de arrefecimento do motor - cerca de 40% e 30% respectivamente. A busca por combustíveis mais limpos, por fontes renováveis de energia e até por formas de aproveitar os resíduos energéticos dispensados em outros processos tem ganhando interesse crescente na literatura. Neste campo de aproveitamento de energia, uma área muito promissora é a recuperação de calor residual através do uso de geradores termoelétricos. Estes módulos termoelétricos que trabalham como geradores termoelétricos funcionam através do efeito Seebeck - Peltier, quando aplicado um diferencial de temperatura, o mesmo gera uma potência elétrica. Os módulos termoelétricos são a melhor escolha para geração de energia a partir de calor residual se a temperatura do sistema estiver abaixo de 150°C, apesar de apresentarem baixa eficiência, são mais confiáveis por não possuírem partes móveis, proporcionando um funcionamento livre de vibrações, e por possuírem o tamanho e peso reduzidos. Neste trabalho, foi desenvolvido um gerador termoelétrico simples. Tal protótipo foi projetado para ser acoplado ao sistema de exaustão de um motor de combustão interna a diesel. O sistema consiste na utilização de células de Peltier para a conversão da energia térmica gerada pelos gases de exaustão de um motor de combustão interna em energia térmica. Desta forma pode-se obter um aumento da eficiência geral.pt_BR
dc.format.extent76p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectGerador termoelétricopt_BR
dc.subjectCalor residualpt_BR
dc.subjectCélulas de Peltierpt_BR
dc.subjectMotor de combustão internapt_BR
dc.titleAvaliação de módulos termoelétricos como dispositivo de recuperação de energia térmicapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4157405186898932pt_BR
dc.description.abstractxInternal combustion engines are known to have relatively low performance compared to other types of power generation systems. Only about 25 % of the energy released by combustion is actually used for the purposes of mobility and electric drive of car accessories. Most of the losses of this type of engine occur through the exhaust system and the engine cooling system - about 40 % and 30 % respectively. The search for cleaner fuels, renewable sources of energy and even ways to take advantage of the energy residues dispensed in other processes has gained increasing interest in the literature. In this field of energy use, a very promising area is the recovery of residual heat through the use of thermoelectric generators. These thermoelectric modules that work as thermoelectric generators work through the Seebeck - Peltier effect, when a temperature differential is applied, it generates an electrical power. Thermoelectric modules are the best choice for generating energy from residual heat if the system temperature is below 150 ° C, despite having low efficiency, they are more reliable because they have no moving parts, providing vibration-free operation, and because of their reduced size and weight. In this work, a simple thermoelectric generator was developed. This prototype was designed to be coupled to the exhaust system of a diesel internal combustion engine. The system consists of using Peltier cells to convert the thermal energy generated by the exhaust gases of an internal combustion engine into thermal energy.pt_BR
dc.degree.departament(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica

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