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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48472

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFERREIRA, Andréa Tereza Brito-
dc.contributor.authorVIÉGAS, Maria Ramos-
dc.date.accessioned2023-01-02T13:02:14Z-
dc.date.available2023-01-02T13:02:14Z-
dc.date.issued2022-10-17-
dc.identifier.citationVIÉGAS, Maria Ramos. Práticas de leitura em uma turma do segundo ano do ciclo alfabetizador nas modalidades de ensino remoto, híbrido e presencial em Recife: possibilidades e desafios no contexto pandêmico. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48472-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo investigar como foram desenvolvidas as práticas de ensino da leitura nas atividades pedagógicas, propostas nas modalidades de ensino remoto, híbrido e presencial, que aconteceram no contexto da pandemia de covid-19 a qual ainda assolou o mundo em 2021. A pesquisa, de caráter etnográfico, trata-se de um estudo de caso desenvolvido em uma turma do 2o ano do ensino fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino do Recife-PE. Adotamos como abordagem metodológica principal a observação participante das aulas, como também, registro dos acontecimentos em diário de campo e entrevistas com a docente da turma. Nosso referencial teórico-metodológico, para o entendimento das práticas de leitura em sala de aula e cotidiano escolar, esteve pautado nos trabalhos de PETIT (2013; 2010; 2009), SOLÉ (1998), ALBUQUERQUE e FERREIRA (2021; 2012; 2008), MORAIS (2019; 2012; 2010; 2004), BRANDÃO e ROSA (2010), e LEAL e MELO (2006). Os resultados revelaram que a leitura aconteceu em diferentes situações e em todas as modalidades de ensino. Entretanto, foi apenas nos encontros presenciais que as práticas se tornaram mais diversificadas, assim como os alunos receberam condições igualitárias de acesso aos materiais de leitura. Assim, concluímos que a docente foi responsável por gerir grandes esforços para que sua turma participasse de condições reais de leitura. Entretanto, eles não foram o suficiente para atender todas as crianças matriculadas na turma, especialmente aquelas que precisaram permanecer em isolamento social domiciliar, necessitando do incentivo material governamental.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectEnsino presencialpt_BR
dc.titlePráticas de leitura em uma turma do segundo ano do ciclo alfabetizador nas modalidades de ensino remoto, híbrido e presencial em Recife : possibilidades e desafios no contexto pandêmicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6252558016522298pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2247700805465174pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this work was to investigate the development of the teaching practices of reading in educational activities, proposed at remote teaching modality, hybrid and presential, that happened in covid-19 pandemic contexto which devastated the world in 2021. The ethnographic character research consists in a case study developed in a 2nd year of fundamental teaching in a municipal network system school in Recife-PE. We adopted as main methodological approach the participating observation of the classes, as well as recording of the events in a field diary and interviewing the class docente. Our theoretical and methodological for understanding of teaching practices of reading in classroom and school daily has been based on works of PETIT (2013; 2010; 2009), SOLÉ (1998), ALBUQUERQUE and FERREIRA (2021; 2012; 2008), MORAIS (2019; 2012; 2010; 2004), BRANDÃO and ROSA (2010), and LEAL and MELO (2006). The results showed that reading occurred in different situations and in all teaching modalities. However, it was only in presential meetings that practices have become more diversified, as well as students received egalitarian conditions of access to reading materials. So, we conclude that the docent was responsible for managing great efforts for making her class participate of real conditions of reading. However, they were not enough to meet all matriculated children in class, specially those who needed to remain in social household isolation, requiring governmental material incentive.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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