Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48475

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRODRIGUES, Sylvia Regina De Chiaro Ribeiro-
dc.contributor.authorSILVA, Maiara Saviane Carvalho Diniz-
dc.date.accessioned2023-01-02T13:38:12Z-
dc.date.available2023-01-02T13:38:12Z-
dc.date.issued2022-06-20-
dc.identifier.citationSILVA, Maiara Saviane Carvalho Diniz. O uso intencional da argumentação para o alcance dos objetivos de situações- problema: uma proposta formativa. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48475-
dc.description.abstractO nosso foco investigativo foi compreender se a implementação da argumentação, por meio de ações discursivas específicas, Pragmáticas, Argumentativas e Epistêmicas, para emergência e manutenção desse tipo de discurso, auxilia no alcance dos objetivos da abordagem de Situações-Problema como estratégia didática no ensino de Ciências. Para o desenvolvimento desta pesquisa, foram realizados dois momentos formativos com licenciandos, licenciados e professores atuantes de Química sobre Situações-Problema, Argumentação e seus desdobramentos e possibilidades no ensino das Ciências. Após o primeiro processo formativo, sobre as potencialidades de Situações-Problema no ensino, ocorreu a primeira intervenção didática em uma turma do Ensino Médio com uma das professoras participantes da pesquisa, sem o uso intencional de ações discursivas específicas na aplicação da SP. Após o segundo processo formativo sobre o uso da Argumentação como abordagem de ensino atrelada a SP, houve a segunda intervenção, com o uso intencional de ações discursivas durante o processo por parte da professora-mediadora. Com a finalização dos processos formativos e a realização das intervenções, analisamos as percepções dos participantes quanto às abordagens trabalhadas, bem como buscamos compreender a influência no uso intencional e consciente das ações discursivas no alcance dos objetivos de Situações-Problema, assim como o surgimento e manutenção da argumentação durante todo o processo. De acordo com as expectativas de elaboração e desenvolvimento desta pesquisa, compreendemos que o uso de ações discursivas intencionais pode auxiliar significativamente no alcance dos objetivos das SP propostas e na mudança de perspectivas dos participantes, alunos e professores.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectDiscussões e debatespt_BR
dc.subjectAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleO uso intencional da argumentação para o alcance dos objetivos de situações- problema : uma proposta formativapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0327263627496289pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6679679566313969pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxOur investigative focus was to understand if the implementation of argumentation, through specific discursive actions, Pragmatic, Argumentative and Epistemic, for the emergence and maintenance of this type of discourse, helps to achieve the objectives of the Problem Situations approach as a didactic strategy in teaching of Sciences. For the development of this research, two formative moments were carried out with undergraduates, graduates and active professors of Chemistry on Problem-Situations, Argumentation and its consequences and possibilities in Scienceteaching. After the first formative process, on the potential of Problem Situations in teaching, the first didactic intervention took place in a high school class with one of the teachers participating in the research, without the intentional use of specific discursive actions in the application of SP. After the second training process on the use of Argumentation as a teaching approach linked to SP, there was the second intervention, with the intentional use of discursive actions during the process by the teacher-mediator. With the completion of the training processes and the completion of the interventions, we analyzed the perceptions of the participants regarding the approaches worked, as well as we sought to understand the influence on the intentional and conscious use of discursive actions in achieving the objectives of Problem Situations, as well as the emergence and maintaining argumentation throughout the process. According to the expectations of elaboration and development of this research, we understand that the use of intentional discursive actions can significantly help in reaching the objectives of the proposed SP and in changing the perspectives of participants, students and teachers.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maiara Saviane Carvalho Diniz Silva.pdf1,87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons