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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48477

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Renata Maria Cardoso Rodrigues de-
dc.contributor.authorSANTOS, Fernanda Teixeira dos-
dc.date.accessioned2023-01-02T13:59:02Z-
dc.date.available2023-01-02T13:59:02Z-
dc.date.issued2022-08-12-
dc.identifier.citationSANTOS, Fernanda Teixeira dos. Espaço de dissimilaridade simbólicos usando distâncias intervalares para classificação e regressão. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48477-
dc.descriptionSILVA FILHO, Telmo de M. também é conhecido em citações bibliográficas por: SILVA FILHO, Telmo de Menezes e.pt_BR
dc.description.abstractApresenta como objetivo a aplicação de algoritmos clássicos de aprendizagem de máquina na transformação de dados simbólicos em dados clássicos, na busca de alcançar resultados tão bons quanto utilizando dados clássicos. Tendo em vista que, o estudo de dados simbólicos originou a área de análise de dados simbólicos, que está diretamente ligada a uma abordagem na área de descoberta automática de máquinas para os dados clássicos. Para tanto, utilizar-se-á da matriz de dissimilaridade já que vem sendo amplamente explorada na literatura de aprendizagem de máquina, por obter bons resultados em variadas tarefas. Esta pesquisa apresenta-se sob a forma de dissertação e está dividida em seções, sendo a primeira apresentando os aspectos da introdução; a segunda a revisão de literatura; a terceira denota acerca dos procedimentos metodológicos, a quarta apresenta os resultados que foram compreendidos, a quinta e última demonstra as conclusões e considerações finais, além de prospectar projetos futuros, a partir desta pesquisa. Com base nos resultados, foi possível identificar a construção de espaços de dissimilaridade usando distâncias do tipo intervalar, transformando os dados em um novo ambiente permitindo assim, o treinamento de modelos de aprendizagem de máquina clássicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInteligência computacionalpt_BR
dc.subjectRegressãopt_BR
dc.subjectDistâncias intervalarespt_BR
dc.titleEspaço de dissimilaridade simbólicos usando distâncias intervalares para classificação e regressãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA FILHO, Telmo de M.-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8976227353991391pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9289080285504453pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to apply classical machine learning algorithms in the transformation of symbolic data into classical data, in the search to achieve results as good as using classical data. Considering that, the study of symbolic data originated the area of analysis of symbolic data, which is directly linked to an approach in the area of automatic machine discovery for classical data. To do so, the dissimilarity matrix will be used, as it has been widely explored in the machine learning literature, as it obtains good results in various tasks. This research is presented in the form of a dissertation and is divided into sections, the first presenting aspects of the introduction; the second, the literature review; the third denotes about the methodological procedures, the fourth presents the results that were understood, the fifth and last demonstrates the conclusions and final considerations, in addition to prospecting future projects, from this research. Based on the results, it was possible to identify the construction of dissimilarity spaces using interval-type distances, transforming the data into a new environment, thus allowing the training of classical machine learning models.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4640945954423515pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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