Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48491

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPORTELA JÚNIOR, Aristeu-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Ana Camila de-
dc.date.accessioned2023-01-03T12:59:45Z-
dc.date.available2023-01-03T12:59:45Z-
dc.date.issued2022-05-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ana Camila de. O que se cala: os direitos humanos a partir do pensamento de Lélia Gonzalez. 2022. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48491-
dc.description.abstractLélia Gonzalez (1935-1994) foi uma intelectual negra brasileira, que teve um papel fundamental na construção do Movimento Negro Unificado e do feminismo negro atual. O seu pensamento está pautado no desenvolvimento sócio-político-cultural da sociedade brasileira, tendo como foco principal de debate a formação, os resultados e os mecanismos de interferência social das relações raciais brasileiras. Assim, o que se busca analisar aqui é a contribuição de Lélia Gonzalez para a teoria dos Direitos Humanos, através do delineamento da concepção da autora de Direitos Humanos, bem como fazer uma contraposição do pensamento da intelectual com o debate contemporâneo sobre os Direitos Humanos, além de investigar como Lélia Gonzalez entende as especificidades do racismo e do sexismo na sociedade brasileira. Nesta pesquisa qualitativa, o caminho metodológico tem um caráter essencialmente teórico, em que há uma revisão bibliográfica dos textos e entrevistas da autora que estão compiladas na obra “Primavera para rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa”, publicada em 2018. A metodologia da pesquisa se fundamenta a partir das formulações de Lélia Gonzalez de Amefricanidade, além de coadunar com a metodologia afrodescendente. É desenvolvida no Pretuguês de Lélia Gonzalez, somada ao método da escrevivência de Conceição Evaristo e da categoria da Afroperspectiva de Renato Nogueira. Como resultados, é possível visualizarmos Lélia Gonzalez como uma intelectual dos Direitos Humanos e teórica da decolonialidade, sendo que a Amefricanidade é a categoria chave da autora para pensarmos políticas em e para Direitos Humanos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireitos Humanos e Sociedadept_BR
dc.subjectLélia Gonzalezpt_BR
dc.subjectDemocracia racialpt_BR
dc.subjectDecolonialpt_BR
dc.subjectAmefricanidadept_BR
dc.titleO que se cala : os direitos humanos a partir do pensamento de Lélia Gonzalezpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Gustavo Gomes da Costa-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8490587020304752pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2261345425063739pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitos Humanospt_BR
dc.description.abstractxLélia Gonzalez (1935-1994) was a Brazilian black intellectual who played a key role in the construction of the Unified Black Movement and current black feminism. His thinking is based on the socio-political-cultural development of the Brazilian society, having as main focus of debate the formation, the results and the mechanisms of social interference of the Brazilian racial relations. Thus, what is sought to be analyzed here is the contribution of Lélia Gonzalez to the theory of Human Rights, through the delineation of her conception of Human Rights, as well as make a contrast of her thought with the contemporary debate on Human Rights. The work also aims to investigate how Lélia Gonzalez understands the specificities of racism and sexism in Brazilian society. In this qualitative research, the methodological path has an essentially theoretical character, in which there is a bibliographic review of the texts and interviews of the author that are compiled in the work "Primavera para rosas negras: Lélia Gonzalez em primeiro pessoa", published in 2018. The methodology of the research is based on the formulations of Lélia Gonzalez’s concept of Amefricanidade, which is in line with the afrodescendant methodology. It is developed based on Gonzalez’s perspective of ‘’Pretuguês” , together with the method of “writing as experience” (escrevivência) elaborated by Conceição Evaristo and using the category of Afroperspective by Renato Nogueira. As a result, it is possible to visualize Lélia Gonzalez as an intellectual engaged in the debates of Human Rights and theoretical decoloniality, being Amefricanity a key category of the author to think policies on and for Human Rights.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1079009723623586pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Direitos Humanos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ana Camila de Oliveira.pdf648,17 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons