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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48505
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Título: | Contribuições da assistência estudantil para a permanência dos estudantes do Colégio de Aplicação da UFPE |
Autor(es): | ALMEIDA, Daiana Ferreira de |
Palavras-chave: | Assistência Estudantil; Colégio de Aplicação; Cotas; Serviço Social; Educação Básica |
Data do documento: | 8-Nov-2022 |
Citação: | ALMEIDA, D. F. Contribuições da assistência estudantil para a permanência dos estudantes do Colégio de Aplicação da UFPE. 2022. Traballho de Conclusão de Curso Serviço Social - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | A presente pesquisa objetiva analisar as ações no âmbito da assistência estudantil direcionadas aos estudantes em vulnerabilidade social no Colégio de Aplicação (CAp) situado dentro da UFPE. Investigamos o processo de implementação da assistência estudantil em um colégio federal de ensino básico, visto que desde a implementação da reserva de vagas para alunos oriundos de escolas públicas no ano de 2017, teremos uma mudança no perfil do público que adentrava no colégio anualmente. Passando, dessa forma, a se inserir neste espaço escolar estudantes de contexto social marcado pelo pauperismo. Ao longo do trabalho também pudemos destacar a contribuição do Serviço Social escolar para permanência dos alunos em vulnerabilidade socioeconômica, por meio das ações que permeiam o seu fazer profissional, dentre elas evidenciamos o programa de bolsas permanência. Como recurso metodológico, fizemos uso de pesquisa qualitativa, no intuito de captar a contribuição da assistência estudantil para a permanência dos alunos cotistas no CAp, igualmente a partir de dados secundários fornecidos pelo colégio de aplicação pudemos dimensionar o número de bolsas disponibilizadas e seu alcance, também pudemos averiguar o montante disponibilizado pela reitoria da UFPE para o seu financiamento, tais elementos foram importantes para acompanhar o desenvolvimento desta política na sua fase germinal e seu desdobramentos. Por fim, como resultados essa pesquisa traz reflexões significativas sobre assistência estudantil no ensino básico no Estado de Pernambuco, assim como os desafios enfrentados para a validação desta política, que por não possuir orçamentos próprios acaba ficando a mercê de acordos e tensionamento frente à universidade, que por outro lado, encontra-se diante de uma conjuntura de cortes e desfinanciamento frenta à uma conjutura neoliberal. Além do mais, ressaltamos o papel do Serviço Social enquanto elemento fudamental para a articulação entre família e escola como também para enfrentamento das expressões da questão social que passsam a ser vivenciados no âmbito escolar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48505 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Serviço Social |
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