Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48573
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CABRAL, Ana Karina Pessoa da Silva | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Eduarda Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-10T13:14:26Z | - |
dc.date.available | 2023-01-10T13:14:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-25 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Eduarda Gomes da. Terapia Ocupacional na Inclusão de Estudantes com Deficiência no Ensino Superior. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48573 | - |
dc.description.abstract | A inserção no ensino superior é direito de todos, porém a inclusão de pessoas com deficiência perpassa por desafios decorrentes de barreiras que limitam o desempenho e restringem a participação. O objetivo da pesquisa é descrever a atuação do Terapeuta Ocupacional no processo de inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior. Trata-se de um estudo de intervenção, de natureza aplicada, com objetivos exploratório e descritivo, de abordagem mista, o qual ocorreu em 3 fases: preparação; avaliação; intervenção. Participaram da pesquisa 9 estudantes com deficiência, vinculados ao projeto de extensão INCLUIR UFPE. A partir dos resultados obtidos nas avaliações e reunidos no perfil ocupacional, foram realizadas ações da Terapia Ocupacional para inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior, tais quais: grupos de orientações; análise das ocupações no contexto domiciliar; desenvolvimento de produtos de TA; articulações intersetoriais e interinstitucionais; estruturação de rotina e treino para uso de plataformas digitais. Estas ações contribuíram para maior engajamento dos estudantes em suas ocupações, facilitação das atividades acadêmicas no ambiente físico e virtual, troca de experiências e estratégias entre os estudantes e entre os profissionais envolvidos. | pt_BR |
dc.format.extent | 26p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | acesso à educação superior | pt_BR |
dc.subject | educação das pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.subject | inclusão educacional | pt_BR |
dc.subject | terapia ocupacional | pt_BR |
dc.title | Terapia Ocupacional na Inclusão de Estudantes com Deficiência no Ensino Superior | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MERINO, Giselle Schimdt Alves Diaz | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3373002600396426 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8720727944373795 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The inclusion in higher education is everyone's right, but the inclusion of people with disabilities involves challenges, arising from barriers that limit performance and restrict participation. The objective is to describe the role of the Occupational Therapist in the process of including students with disabilities in Higher Education. This is an intervention study, of an applied nature, with exploratory and descriptive objectives, with a mixed approach, which took place in 3 phases: Preparation; Evaluation; Intervention. Nine students with disabilities participated in the research, linked to the INCLUIR UFPE extension project. Based on the results obtained in the evaluations and gathered in the occupational profile, Occupational Therapy actions were carried out to include students with disabilities in higher education, such as: Guidance groups; Analysis of occupations in the home context; AT product development; Intersectoral and interinstitutional articulations; Routine structuring and training for the use of digital platforms. These contributed to greater student engagement in their occupations, facilitation of academic activities in the physical and virtual environment, exchange of experiences among students and among the professionals involved. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4622661220646221 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-3494-6326 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria Eduarda Gomes da Silva.pdf | 568,77 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons