Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48573

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCABRAL, Ana Karina Pessoa da Silva-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Eduarda Gomes da-
dc.date.accessioned2023-01-10T13:14:26Z-
dc.date.available2023-01-10T13:14:26Z-
dc.date.issued2022-10-26-
dc.date.submitted2022-11-25-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Eduarda Gomes da. Terapia Ocupacional na Inclusão de Estudantes com Deficiência no Ensino Superior. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48573-
dc.description.abstractA inserção no ensino superior é direito de todos, porém a inclusão de pessoas com deficiência perpassa por desafios decorrentes de barreiras que limitam o desempenho e restringem a participação. O objetivo da pesquisa é descrever a atuação do Terapeuta Ocupacional no processo de inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior. Trata-se de um estudo de intervenção, de natureza aplicada, com objetivos exploratório e descritivo, de abordagem mista, o qual ocorreu em 3 fases: preparação; avaliação; intervenção. Participaram da pesquisa 9 estudantes com deficiência, vinculados ao projeto de extensão INCLUIR UFPE. A partir dos resultados obtidos nas avaliações e reunidos no perfil ocupacional, foram realizadas ações da Terapia Ocupacional para inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior, tais quais: grupos de orientações; análise das ocupações no contexto domiciliar; desenvolvimento de produtos de TA; articulações intersetoriais e interinstitucionais; estruturação de rotina e treino para uso de plataformas digitais. Estas ações contribuíram para maior engajamento dos estudantes em suas ocupações, facilitação das atividades acadêmicas no ambiente físico e virtual, troca de experiências e estratégias entre os estudantes e entre os profissionais envolvidos.pt_BR
dc.format.extent26ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectacesso à educação superiorpt_BR
dc.subjecteducação das pessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectinclusão educacionalpt_BR
dc.subjectterapia ocupacionalpt_BR
dc.titleTerapia Ocupacional na Inclusão de Estudantes com Deficiência no Ensino Superiorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMERINO, Giselle Schimdt Alves Diaz-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3373002600396426pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8720727944373795pt_BR
dc.description.abstractxThe inclusion in higher education is everyone's right, but the inclusion of people with disabilities involves challenges, arising from barriers that limit performance and restrict participation. The objective is to describe the role of the Occupational Therapist in the process of including students with disabilities in Higher Education. This is an intervention study, of an applied nature, with exploratory and descriptive objectives, with a mixed approach, which took place in 3 phases: Preparation; Evaluation; Intervention. Nine students with disabilities participated in the research, linked to the INCLUIR UFPE extension project. Based on the results obtained in the evaluations and gathered in the occupational profile, Occupational Therapy actions were carried out to include students with disabilities in higher education, such as: Guidance groups; Analysis of occupations in the home context; AT product development; Intersectoral and interinstitutional articulations; Routine structuring and training for the use of digital platforms. These contributed to greater student engagement in their occupations, facilitation of academic activities in the physical and virtual environment, exchange of experiences among students and among the professionals involved.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/4622661220646221pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3494-6326pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Terapia Ocupacional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Maria Eduarda Gomes da Silva.pdf568,77 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons