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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48586

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOVALESKI, Rogério Luiz-
dc.contributor.authorFREITAS, Flávia Carvalho de-
dc.date.accessioned2023-01-10T16:06:04Z-
dc.date.available2023-01-10T16:06:04Z-
dc.date.issued2022-12-15-
dc.identifier.citationFREITAS, Flávia Carvalho de. É possível ser feliz mesmo em momentos de crise?: Inspiração e autoajuda empreendedora dos coaches na pandemia da Covid-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48586-
dc.description.abstractDesde as primeiras décadas dos anos 2000, a autoajuda vem obtendo mais visibilidade na mídia em decorrência do seu crescimento exponencial. Por consequência, o gênero extrapolou a literatura e se fragmentou na ambiência dos sites de redes sociais. Neste contexto, figuras como coaches ganharam destaque em virtude de polêmicas como a falta de regulamentação da atividade, a prática ilegal da psicologia e a espetacularização do discurso inspiracional nas mídias sociais digitais. Após a disseminação do novo coronavírus, optamos por direcionar a pesquisa considerando o discurso de autoajuda neste cenário de crises. Assim sendo, este trabalho se propõe a analisar como coaches influentes no Instagram materializam o discurso inspiracional voltados à crise em um período de instabilidade como a pandemia. Para tanto, partimos de um arcabouço teórico constituído de estudos sobre Acontecimento discursivo (PÊCHEUX, 2006), Capitalismo afetivo (ILLOUZ, 2011), Cultura da inspiração (CASAQUI, 2017), Autoajuda (MARÍN-DÍAZ, 2015) e Neoliberalismo (DARDOT; LAVAL, 2016; SAFATLE; SILVA JUNIOR, DUNKER, 2021). A abordagem metodológica está amparada na análise de conteúdo de Bardin (1977) e nos estudos de Maingueneau (2004, 2008 e 2015) sobre cenas de enunciação. Selecionamos como objeto de estudo vídeos do Instagram produzidos pelos masters coaches José Roberto Marques e Paulo Vieira. Com esta investigação, compreendemos que o discurso inspiracional dos coaches é atravessado por uma série de silenciamentos (ORLANDI, 2020), ao ocultarem a complexidade da conjuntura de crises e enaltecerem a perspectiva individual como a resolução dos problemas. Se ancoram no discurso científico visando chancelar suas soluções para a saída da crise, alternativas estas atreladas ao consumo de seus próprios serviços e condizentes com os preceitos da racionalidade neoliberal.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccess*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCrisespt_BR
dc.subjectAutoajuda empreendedorapt_BR
dc.subjectCultura da inspiraçãopt_BR
dc.subjectCoachingpt_BR
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.titleÉ possível ser feliz mesmo em momentos de crise? : Inspiração e autoajuda empreendedora dos coaches na pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2549766914350874pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8848818321253108pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxSince the first decades of the 2000s, self help is getting more visibility in the media, due its exponential growth. Consequently, the genre has extrapolated the literature and fragmented itself in the ambience of the social media websites. In this context, coaches gained more visibility due to the polemics, like the lack of regulations of their activities, the illegal psychology practice and the spectacularization of the inspirational discourse in digital social media. After the spread of the new coronavirus, we opted to direct the research by taking into consideration the self help discourse in this crisis scenario. Due to that, this study aims to analyze how influential coaches on Instagram materialize the inspirational discourse, focused on the crisis in an unstable period like the pandemic. For that, we started from a theoretical framework composed of studies about Discursive event (PÊCHEUX, 2006), Affective capitalism (ILLOUZ, 2011), Culture of inspiration (CASAQUI, 2017), Self help (MARÍN-DÍAZ, 2015), and Neoliberalism (DARDOT; LAVAL, 2016; SAFATLE; SILVA JUNIOR, DUNKER, 2021). The methodological approach is based on Bardin's content analysis (1977) and on Maingueneau's studies (2004, 2008 and 2015) about enunciation scenes. We selected as the study object videos from Instagram, produced by the master coaches José Roberto Marques and Paulo Vieira. With this investigation, we comprehend that the coaches' inspirational discourse is crossed by a series of silencing (ORLANDI, 2020), when hiding the complexity of the crisis situation and enhancing the individual perspective as the problem's solution. They are anchored in the scientific discourse, aiming to endorse their solutions as the way out from the crisis, those alternatives being linked to the consummation of their own services, and consistent with the guidelines of the neoliberal rationality.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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