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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48588
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Título: | Nudging e gamificação no processo de tomada de decisão : um estudo de intervenção para prevenir e controlar a Covid-19 |
Autor(es): | ABREU, Bárbara Fernanda Cunha de |
Palavras-chave: | Psicologia cognitiva; Doenças transmissíveis – Prevenção; Processo decisório; Notícias falsas; Gamificação |
Data do documento: | 19-Ago-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | ABREU, Bárbara Fernanda Cunha de. Nudging e gamificação no processo de tomada de decisão : um estudo de intervenção para prevenir e controlar a Covid-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Psicologia Cognitiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | No atual contexto de pandemia decorrente do novo coronavírus (Covid-19), surge uma série de desafios para todos os países do mundo. Apesar da ampliação do processo de vacinação, a doença ainda não está controlada, tornando imprescindível aprender a “conviver com o vírus” circulando em sociedade. Em meio à crise sanitária, vivencia-se também a disseminação de fake news, que induzem os indivíduos a um quadro de negacionismo e escolhas ruins. Neste cenário, conhecer os processos que impulsionam o ser humano a tomar decisões é de extrema importância para compreender os mais variados aspectos dos comportamentos dos sujeitos. Segundo os estudos de Thaler e Sunstein (2008), as formas como as alternativas de uma determinada escolha são apresentadas podem ajudar as pessoas a ter boas atitudes, e pequenos empurrões – “nudges” – facilitam o reconhecimento das melhores opções. Com o aumento do uso das plataformas digitais, se faz necessário entender os comportamentos reproduzidos digitalmente no cenário hipercultural e a influência dos nudges no ambiente on-line. A técnica da gamificação também se destaca nesse panorama, sendo utilizada em diferentes situações para promover aprendizagens e induzir comportamentos. Assim, pensando no contexto pandêmico, essa pesquisa tem como objetivo analisar a Teoria de Nudges no processo de tomada de decisão, bem como elaborar estratégias digitais, através de “nudging” e “gamificação”, para contribuir com a prevenção e o controle da covid-19 no Brasil. A pesquisa contou com a participação de 160 jovens brasileiros e foi desenvolvida a partir do método experimental e de intervenção, visando provocar mudanças nos grupos submetidos a investigação; comparando os resultados pré-teste/ pós-teste, para auxiliar no combate desta, e de futuras epidemias. O presente estudo revelou dados importantes após a aplicação das situações experimentais, sendo constatado um aumento no nível de conhecimento dos participantes, e a diminuição de crenças em ideias conspiratórias sobre a covid-19. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48588 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
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