Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48599

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSIMÕES, José Luís-
dc.contributor.authorSILVA, Natália Gabriela da-
dc.date.accessioned2023-01-11T17:17:12Z-
dc.date.available2023-01-11T17:17:12Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.citationSILVA, Natália Gabriela da. Instituição educacional de caráter não formal: as histórias e memórias do Geraldão na década de 70. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48599-
dc.descriptionSIMÕES, Izabel Adriana Gomes de Sena, também é conhecida em citações bibliográficas por: SENA, Izabel Adriana Gomes de.pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação analisa a trajetória do Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Recife-PE), popularmente conhecido por “Geraldão”, na década de 1970, enquanto uma instituição educacional de caráter não formal. Nesta perspectiva, desdobraram-se os seguintes objetivos: narrar as memórias e histórias de colaboradores do Geraldão na década de 1970; identificar a função do Geraldão, em suas dimensões: social, cultural e esportiva, presente nas histórias e memórias destes colaboradores; analisar a dimensão educativa latente nas funções formais do ginásio e a sua contribuição para a área da educação não formal. Do ponto de vista metodológico, caracteriza-se por ser uma pesquisa qualitativa, onde foi feita opção pela história oral temática e utilizadas entrevistas para obtenção dos dados. Diante das análises dos materiais e dados coletados, foi possível obter evidências que confirmam que o Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães foi uma instituição educacional de caráter não formal. Identificou-se que a maioria das ações desenvolvidas no ginásio possibilitaram aos participantes momentos significativos de aprendizagem social e cultural, além dos aspectos esportivos. Ao mesmo tempo, verificou-se que, apesar de não conseguir atender a toda a população recifense, suas contribuições também estão relacionadas no sentido de fortalecer vínculos afetivos e relacionais entre os trabalhadores e seus familiares. Por fim, acredita-se que as instituições de caráter não formal também possibilitam a transformação social de diversos sujeitos, através de atividades relacionadas ao esporte, ao lazer e à cultura.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação não formalpt_BR
dc.subjectGinásio de Esportes Geraldo Magalhães – Geraldão - Recifept_BR
dc.subjectInstituições educacionais de caráter não-formalpt_BR
dc.titleInstituição educacional de caráter não formal : as histórias e memórias do Geraldão na década de 70pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSIMÕES, Izabel Adriana Gomes de Sena-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0280681160627586pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1520982273735802pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation analyzes the path of the sports center named Ginásio de Esporte Geraldo Magalhães (Recife-PE), popularly known as “Geraldão”, in the 1970s, as a non-formal educational institution. Through this perspective, the following objectives were unfolded: narrating the memories and stories of Geraldão's collaborators in the 1970s; identify Geraldão's role, in its social, cultural and sports dimensions, presented in the stories and memories of these employees; and analyze the latent educational dimension in the formal functions of the center and its contribution to the non-formal education area. From the methodological point of view, this study is characterized as qualitative research, being the thematic Oral History the chosen approach and we used interviews for the data gathering. In view of the analysis of the materials and data collected, it was possible to obtain evidence that confirms that the sports center Geraldo Magalhães was and remains a non-formal education institution. We identified that most of the cultural actions developed in the gymnasium had promoted to the participants significant moments of social and cultural learning, in addition to the sporting aspects. At the same time, it was found that, despite not being able to serve the entire population of Recife, its contributions are also related to strengthening affective and relational bonds between workers and their families. Finally, we believe that the non-formal institutions also enable the social transformation of different people through activities related to sport, leisure and culture.pt_BR
dc.description.abstractxEsta disertación analiza la trayectoria del Ginásio de Esporte Geraldo Magalhães (Recife-PE), conocido popularmente como “Geraldão”, en la década de 1970 como institución de educación no formal. Desde esta perspectiva, se desarrollaron los siguientes objetivos: narrar las memorias y las historias de los colaboradores de Geraldão en la década de 1970; identificar el papel de Geraldão, en sus dimensiones social, cultural y deportiva, presente en las historias y memorias de estos empleados; y analizar la dimensión educativa latente en las funciones formales del Gymnasium y su aporte al ámbito de la educación no formal. Desde el punto de vista metodológico, se caracteriza por ser una investigación cualitativa, donde se optó por la temática Historia Oral y se utilizó la entrevista para la obtención de los datos. Delante del análisis de los materiales y datos recolectados, fue posible obtener evidencias que confirman que el Gimnasio Deportivo Geraldo Magalhães fue y sigue siendo una institución educativa de carácter no formal. Identificamos que la mayoría de las acciones desarrolladas en el Gimnasio permitieron a los participantes tener momentos significativos de aprendizaje social y cultural, además de los aspectos deportivos. Al mismo tiempo, se constató que, a pesar de no poder atender a toda la población de Recife, sus contribuciones también están relacionadas con el fortalecimiento de los vínculos afectivos y relacionales entre los trabajadores y sus familias. Finalmente, creemos que las instituciones no formales también posibilitan la transformación social de diferentes sujetos a través de actividades relacionadas con el deporte, el ocio y la cultura.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1785284870780069pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Natália Gabriela da Silva.pdf1,88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons