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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48602

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLINS, Guilherme Ranoya Seixas-
dc.contributor.authorBARROS, Letícia Lima de-
dc.date.accessioned2023-01-11T17:26:04Z-
dc.date.available2023-01-11T17:26:04Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.identifier.citationBARROS, Letícia Lima de. Diálogos entre o visual e o textual em livros de literatura: a coleção Imaginário Gótico. 2022. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48602-
dc.description.abstractEsta pesquisa debate o lugar dos elementos visuais em livros de leitura contí- nua. Temos a intenção de elaborar diretrizes para o design de livros com pre-dominância de conteúdo textual que situem a narrativa visual como forma de contar junto com a narrativa textual e que também proponham outras possibilidades para a visualidade dentro do objeto livro. Para nossa discussão, adotamos como objeto de estudo a coleção Imaginário Gótico, publicada pelas editoras independentes Sebo Clepsidra e Aetia Editorial. Na primeira fase da pesquisa, produzimos uma ferramenta analítica para identificar conexões entre o visual e o textual nos livros da coleção com base nos elementos da sintaxe narrativa caracterizados por Todorov (2006), Gancho (2002), Carvalho (2012) e Almeida e Nojima (2019), combinados às ferramentas elaboradas por Oliveira e Waechter (2019), Farias e Fontana (2019) e Camargo (2016). A segunda fase da pesquisa incluiu a participação dos leitores da coleção por meio de entrevistas estruturadas com a intenção de avaliar a eficácia das conexões entre os conteúdos visuais e textuais apresentados pelos livros da Imaginário Gótico. As perguntas da entrevista foram desenvolvidas a partir dos níveis da atividade (LEONTIEV, 1981) e dos elementos do sistema de atividade (ENGESTRÖM, 1987); também relacionamos o enunciado das perguntas às interpretações que chegamos a partir da análise direta dos volumes da coleção. Ao final, desenvolvemos as diretrizes a partir das informações levantadas na aplicação da ferramenta analítica e durante a consulta aos leitores. Compreendemos que o livro de leitura contínua pode relacionar o textual e o visual para contar uma história e também pode demonstrar outras possibilidades de uso para a visualidade. A escolha dos elementos utilizados no livro também diz respeito ao contexto no qual ele foi produzido.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectDesign de livrospt_BR
dc.subjectLivros com ilustraçãopt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLeitorpt_BR
dc.titleDiálogos entre o visual e o textual em livros de literatura : a coleção Imaginário Góticopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9566920325088153pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1249288637916190pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research argues the visual content in continuous reading books. We aim to develop guidelines for the design of predominantly textual books which use visual and textual contents as storytelling and also suggest other possibilities for the visual elements in this kind of book. In our work, we study the book collection Imaginário Gótico, released by the indie publishers Sebo Clepsidra and Aetia Editorial. In the research’s first phase, we build a model to identify visual-textual dialogues in the collection’s books from narrative elements syntax by Todorov (2006), Gancho (2002), Carvalho (2012) and Almeida and Nojima (2019), in addition to the framework by Oliveira & Waechter (2019), Farias & Fontana (2019) and Camargo (2016). The re-search’s second phase included the participation of the collection’s readers from structured interviews to evaluate the effectiveness of the visual-textu-al connections presented by the books. Interview questions were developed from activity levels (LEONTIEV, 1981) and activity systems (ENGESTRÖM, 1987) and the questions were also related to the information obtained in the first phase. At the end, as the third phase, we build the guidelines based on the information gathered in the two previous phases. We understand the continuous reading book as being able to relate visual-textual content to tell a story and it can also embody other visual exploration possibilities. The elements used in these books relate to its production context as well.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

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