Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48626

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNASCIMENTO, Fernanda Sardelich-
dc.contributor.authorALMEIDA, Daiane Silva de-
dc.date.accessioned2023-01-16T12:34:42Z-
dc.date.available2023-01-16T12:34:42Z-
dc.date.issued2022-11-01-
dc.date.submitted2023-01-12-
dc.identifier.citationALMEIDA, Daiane Silva de. Autismo e inclusão escolar: reflexões sobre o brincar na educação infantil. 2022. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48626-
dc.description.abstractO referente trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal de Pernambuco vem na perspectiva de contribuir com o debate da educação inclusiva com crianças autistas na educação infantil, bem como a prática da ludicidade como meio para uma prática educativa que favoreça à inclusão das mesmas. Nosso lócus de pesquisa se deu em uma escola pública de educação infantil no município de Caruaru/PE. Optamos por uma pesquisa qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com 4 profissionais de educação. Para a análise dos dados elegemos a análise de conteúdo de Bardin (2011), a fim de compreender: Como o brincar, dentro do contexto de educação infantil pode criar possibilidades para uma prática educativa inclusiva que beneficie as crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Através das discussões dessa pesquisa foi possível perceber os desafios a serem enfrentados pela escola atual, bem como dos profissionais da educação, que necessitam ressignificar suas práticas educativas a fim de reconhecer o lúdico como alternativa possível para inclusão do aluno autista no espaço escolar.pt_BR
dc.format.extent25p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Inclusivapt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.titleAutismo e inclusão escolar : reflexões sobre o brincar na educação infantil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8372356669459131pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3334230123280583pt_BR
dc.description.abstractxThe related work for the conclusion of the Degree in Pedagogy at the Federal University of Pernambuco comes from the perspective of contributing to the debate on inclusive education with autistic children in early childhood education, as well as the practice of playfulness as a means for an educational practice that favors to their inclusion. Our research locus took place in a public school of early childhood education in the city of Caruaru/PE. We opted for a qualitative research and data were collected through semi-structured interviews with 4 education professionals. For data analysis, we chose the content analysis of Bardin (2011), in order to understand: How playing, within the context of early childhood education, can create possibilities for an inclusive pedagogical practice that benefits children with Autistic Spectrum Disorder (ASD) ). Through the discussions of this research, it was possible to perceive the challenges to be faced by the current school, as well as the education professionals, who need to re-signify their educational practices in order to recognize the ludic as a possible alternative for the inclusion of the autistic student in the school space.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
23_10_AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR_ REFLEXÕES SOBRE O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.docx (2).pdf214,69 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons