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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48632

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves-
dc.contributor.authorSILVA, Sara-
dc.date.accessioned2023-01-16T15:24:04Z-
dc.date.available2023-01-16T15:24:04Z-
dc.date.issued2022-11-10-
dc.date.submitted2022-11-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48632-
dc.description.abstractConsiderando o retorno dos antigos métodos de Alfabetização, esse artigo analisa a prática de duas professoras alfabetizadoras, em que uma pauta suas práticas no método fônico enquanto a outra na perspectiva do letramento e ambas atuam na rede pública de ensino, buscando compreender as características do método e concepção estudados e discorrer em seus modos de abordagem. Assim, a pesquisa é de cunho qualitativo e classificada como uma pesquisa de campo, na qual a coleta de dados se baseou em entrevistas semiestruturas e observações de um dia para cada participante. Através de um processo de categorização das informações obtidas, os resultados foram analisados e divididos nos seguintes eixos principais: características do método/concepção e prática pedagógica. Os resultados demonstraram algumas limitações do método fônico em habilidades linguísticas importantes no processo de alfabetizar, além de não considerar os conhecimentos prévios dos discentes no processo de aprendizagem e enxergar a escrita apenas como um código a ser memorizado por meio de uma relação grafofônica. Em contrapartida, a concepção do letramento apresenta seu envolvimento com os tipos de gêneros textuais que se encontram em uma esfera social e cultural e, a partir dos mesmos, acarreta reflexões sobre o sistema notacional e, consequentemente, favorece o estudo das regras e propriedades do sistema de escrita alfabética (SEA). Concluímos que a alfabetização por meio do método fônico limita-se a um processo de codificação/decodificação, enquanto que a Alfabetização na perspectiva do letramento permite mesmo antes do domínio da escrita convencional maior inserção aos eventos de letramento.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectMétodo fônicopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.titlePráticas de alfabetização com base no método fônico e na concepção de alfabetização na perspectiva do letramentopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7067577040419696pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDEPARTAMENTO DE POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONALpt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia



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