Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48646
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BORGES LIMA, Izauriana | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Mônique Hellen de Santana e | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T10:59:06Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T10:59:06Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48646 | - |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo promover uma discussão sobre o ensino para pessoas com cegueira de modo a facilitar a aprendizagem da estatística, a partir da visão de quatro estudos publicados nos anais da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), envolvendo estudantes e professores que atuam nesse nível de escolarização. Os conceitos aqui tratados são: A cegueira, inclusão de pessoas com cegueira na educação, a estatística e o ensino da estatística para cegos. Os resultados obtidos nos estudos analisados, em especial no que tange a abordagem do professor ante uma sala mista, o uso de materiais adaptados e o trabalho com gráficos, enriquecem as discussões referentes ao tema do TCC, pois demonstra que uma aprendizagem efetiva da estatística começa antes da abordagem do tema em aula. O TCC conclui que a disposição do professor em buscar novos meios de ensinar ao se deparar com situações novas, como o ensino para pessoas cegas, é de vital importância para o alcance de uma educação escolar bem-sucedida, além de influenciar no modo que o próprio aluno cego enxerga a si mesmo. Conclui ainda que um material didático, mesmo que já tenha passado por um processo de adaptação, deve ser analisado se realmente contribui para o ensino do aluno com cegueira e o alcance dos objetivos relacionados ao tema da aula. Por fim, ressaltamos que o ensino inclusivo da estatística em uma sala de aula mista deve levar intencionalmente em consideração o contexto educacional de cegos e videntes simultaneamente, além de não focar abordagens ponto a ponto em gráficos, priorizando as mais globais. | pt_BR |
dc.format.extent | 41p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino e aprendizagem da estatística | pt_BR |
dc.subject | Anos Iniciais | pt_BR |
dc.subject | Cegos | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com cegueira | pt_BR |
dc.title | O ensino para cegos buscando facilitar a aprendizagem da estatística: o debate a partir da visão de quatro estudos | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7216293118172457 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This final coursework aims to promote a discussion on the teaching and learning of statistics for the visually impaired in the early years, from the perspective of four studies completed within the scope of the Brazilian Society of Mathematics Education (SBEM), involving students and teachers who work at this level of schooling. The concepts discussed here: Blindness, the inclusion of blind people in education, statistics, and the teaching of statistics for the blind. The results obtained in the analyzed studies, especially with regard to the teacher's approach to a mixed class of seers and non-seers, the use of adapted materials, and the work with graphics, enrich the discussions of the final coursework, as it demonstrates that effective learning of the Statistics begins before approaching the topic in class. The final coursework concludes that the teacher's willingness to seek new ways of teaching when faced with new situations, such as teaching blind people, is vitally important for achieving a successful school education, in addition to influencing the way in which the teacher himself blind student sees himself. It also concludes that didactic material, even if it has already gone through an adaptation process, must be analyzed if it really contributes to the teaching of the blind student and the achievement of the objectives related to the topic of the class. Finally, we emphasize that the inclusive teaching of statistics in a mixed classroom must intentionally take into account the educational context of blind and sighted people simultaneously, in addition to not focusing on point-to-point approaches in graphics, prioritizing the most global ones. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Exatas e da Terra::Probabilidade e Estatística | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemática | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Matemática (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC FINAL - Monique Souza.docx - Documentos Google.pdf | 627,98 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons