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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48660
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SIMÕES NETO, José Euzebio | - |
dc.contributor.author | SILVA, Leiliane Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-18T17:09:35Z | - |
dc.date.available | 2023-01-18T17:09:35Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Leiliane Alves da. Uma sequência didática para o conceito de energia por meio de questões sociocientíficas na perspectiva da teoria dos perfis conceituais. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48660 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa de mestrado buscou analisar a dimensão da aprendizagem da Teoria dos Perfis Conceituais a partir de uma sequência didática estruturada a partir de Questões Sociocientíficas (QSC) sobre o conceito de energia. A relação entre a teoria do perfil conceitual e a abordagem das QSC na sala de aula, enfatiza os diferentes modos de pensar o conceito de energia com os diferentes contextos trabalhados com os estudantes, assim, procuramos uma ligação que permitisse analisar um conceito científico específico para significar e ressignificar situações exploradas por meio das QSC envolvendo as dimensões sociais, culturais, políticas, ideológicas, tecnológicas e históricas da atividade humana. Com isso, ao trabalhar com QSC, o professor não lida apenas com conhecimento científico, mas, com diversos modos de pensar que emergem dos contextos abordados nas situações específicas. Para a coleta de dados, foi desenvolvida em aulas de Química, com uma turma do 3° ano do Ensino Médio da Escola de Referência em Ensino Médio, localizada na cidade de Garanhuns, agreste de Pernambuco. O conceito de energia foi escolhido para este trabalho por ter ampla utilização na Ciência e por ser um conteúdo que é trabalhado no Ensino Médio. Elaboramos e aplicamos uma Sequência Didática de nove momentos, tomando por base a dimensão epistemológica a Teoria dos Perfis Conceituais e a abordagem das QSC, para trabalhar o conceito de Energia, a partir de atividades como: questionário, discussões de temas introdutórios com uma pluralidade de estratégias e materiais, resolução das QSC, debate final e entrevista com alguns estudantes. A intervenção foi centrada em abordar o conceito de Energia e os seus diferentes contextos na sala de aula, para discutir a pluralidade de modos de pensar que se apresenta em contextos científicos e cotidianos, a partir de questões controversas. A análise de todos os dados evidenciou a emergência das seis zonas do Perfil Conceitual de Energia. As zonas que foram mais frequentes nas respostas dos estudantes: energia como algo espiritual ou místico, energia funcional/utilitarista, energia como movimento, energia como algo material, percebemos uma maior discussão nas falas por relacionarem ao contexto cotidiano dos estudantes. Notamos também que a energia como agente causal das transformações e energia como grandeza que se conserva não emergiu com tanta frequência nos momentos da SD, isso pode ser justificado, por serem zonas científicas o que exige maior esforço cognitivo. Destacamos a ocorrência de respostas majoritariamente associadas a ideias científicas e outras mais voltadas para o senso comum. Ainda, identificamos a presença do hibridismo, ou seja, quando duas ou mais zonas do perfil conceitual coexistem em um mesmo discurso. Concluímos que nas discussões das QSC os estudantes participaram do processo de negociação de sentindo e na construção de significados em que foram mobilizados diferentes modos de pensar associados aos compromissos, epistemológicos, ontológicos e axiológicos implicados no processo de tomada de decisão sobre as situações propostas. Observamos que algumas atitudes e posicionamentos dos estudantes foram conflituosas e outras não, mas notamos que houve uma construção significativa de justificativas aos temas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Perfil conceitual | pt_BR |
dc.subject | Ciência – Conhecimentos e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Energia | pt_BR |
dc.subject | Estudo e ensino (Ensino Médio) | pt_BR |
dc.title | Uma sequência didática para o conceito de energia por meio de questões sociocientíficas na perspectiva da teoria dos perfis conceituais | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7921207915607413 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3560726840212196 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This master's research sought to analyze the learning dimension of the Theory of Conceptual Profiles from a didactic sequence structured from Socio-Scientific Questions (QSC) on the concept of energy. The relationship between the theory of the conceptual profile and the approach to the QSC in the classroom, emphasizes the different ways of thinking about the concept of Energy with the different contexts worked with the students. to signify and re- signify situations explored through the QSC involving the social, cultural, political, ideological, technological and historical dimensions of human activity. With this, when working with QSC, the teacher does not deal only with scientific knowledge, but with different ways of thinking that emerge from the contexts addressed in specific situations. For data collection, it was developed in Chemistry classes, with a class of the 3rd year of High School at the High School Reference School, located in the city of Garanhuns, in the rural area of Pernambuco. The concept of Energy was chosen for this work because it is widely used in science and because it is a content that is worked on in High School. We elaborated and applied a Didactic Sequence of nine moments, based on the epistemological dimension, the Theory of Conceptual Profiles and the approach of the QSC, to work the concept of Energy, from activities such as: questionnaire, discussions of introductory themes with a plurality of strategies and materials, resolution of the QSC, final debate and interview with some students. The intervention was centered on addressing the concept of energy and its different contexts in the classroom, to discuss the plurality of ways of thinking that are presented in scientific and everyday contexts, based on controversial issues. The analysis of all the data showed the emergence of the six zones of the Conceptual Energy Profile. The zones that were most frequent in the students' answers: energy as something spiritual or mystical, functional/utilitarian energy, energy as movement, energy as something material, we noticed a greater discussion in the speeches because they relate to the daily context of the students. We also noticed that energy as a causal agent of transformations and energy as a quantity that is conserved did not emerge so frequently in the DS moments, this can be justified, as they are scientific areas which require greater cognitive effort. We highlight the occurrence of responses mostly associated with scientific ideas and others more focused on common sense. We also identified the presence of hybridity, that is, when two or more zones of the conceptual profile coexist in the same discourse. We concluded that in the QSC discussions, the students participated in the process of negotiation of feelings and in the construction of meanings in which different ways of thinking associated with the epistemological, ontological and axiological commitments involved in the decision-making process on the proposed situations were mobilized. We observed that some students' attitudes and positions were conflicting and others were not, but we noticed that there was a significant construction of justifications for the themes. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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