Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48729
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CORDEIRO, Rosineide de Lourdes Meira | - |
dc.contributor.author | GOMES, Giliane Cordeiro | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-23T19:53:16Z | - |
dc.date.available | 2023-01-23T19:53:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-08 | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Giliane Cordeiro. ”Eu trabalho com a tradição” : Um estudo decolonial e feminista sobre as narrativas das rezadeiras do município de Arcoverde – PE. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48729 | - |
dc.description.abstract | Asrezadeiras tratam-se de mulher que carrega um saber pouco difundido nos dias atuais. São saberes e práticas ancestrais protagonizados por um gênero definido, racializado, com classe social demarcada, e que nesta tese teve como Lócus de enunciação desde o Sul do Mundo ao interior pernambucano, especificamente, no município de Arcoverde - PE. A tese teve como objetivo investigar como se constituem as práticas de cura de mulheres rezadeiras do sertão pernambucano na composição de suas experiências como mulheres guardiãs de um saber tradicional direcionado ao cuidado à saúde. Articula a discussão de epistemologias que partem da crítica da monocultura da ciência e que propõem um debate capaz de dialogar com a diversidade de saberes do mundo, sendo elas, a Epistemologia Fronteiriça, as Epistemologias do Sul e os feminismos decolonial e negro. Tem com base teórico-metodológica a pesquisa narrativa baseada em autoras(es) como Jaber Gubrium e James Holstein (2009), Jean Clandinin e Michael Connelly (2015), Sandra Jovchelovitch e Martin Bauer (2015), e Catherine Reissman (2008). Utilizou como instrumentos de pesquisa a observação do cotidiano, o diário de campo e a entrevista narrativa. Adotou a noção de campo-tema para abordar a relação que a pesquisadora estabelece com o assunto em sua experiência pessoal, em sua revisão de literatura e durante seu contato com as rezadeiras nos Encontros de Saberes da Caatinga em Exu – PE, e com as rezadeiras no município de Arcoverde – PE. Compreende-se, a partir da análise das narrativas co-produzidas junto com as rezadeiras, que estas possuem uma importante função no cuidado à saúde de diferentes parcelas da sociedade que apresentam afinidade com as suas práticas de cura. Conclui-se que as práticas de cura narradas pelas mulheres rezadeiras do município de Arcoverde - PE, constituem-se como um saber ancestral, dinâmico e plural, defendidos como saberes e práticas per si decoloniais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Curandeiras | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.subject | Rezadeiras | pt_BR |
dc.title | ”Eu trabalho com a tradição” : Um estudo decolonial e feminista sobre as narrativas das rezadeiras do município de Arcoverde – PE | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5106582808955020 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6347300386755274 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The rezadeiras are women who carry a little-knowns knowledge nowadays. They are ancestral knowledge and practices carried out by a defined, racialized gender, with a demarcated social class and which in this thesis had as its locus of enunciation from the South of the world to the interior of Pernambuco, specifically, in the municipality of Arcoverde – PE. The thesis aimed to investigate how the healing practices of women praying in the Pernambuco hinterland are constituted in the composition of their experiencies as guardian women of a traditional knowledge directed to health care. It articulates the discussion of epistemologies that star from the critique of the monoculture of Science and that propose a debate capable of dialoguing with the diversity of knoledge in the world, namely, Border Epistemology, Southern Epistemologies and decolonial and black feminisms. Its theoretical-methodological basis is the narrative research based on authors such as Jaber Gubrium and James Holstein (2009), Jean Clandinin and Michael Connelly (2015), Sandra Jovchlovitch and Marton Bauer (2015), and Catherine Reissman (2008). The Observation of daily life, the field diary and the narrative interview were used as research instruments. Is adopted the notion of field-theme to approach the relationship that the researcher establishes with the subject in her personal experience, in her literature review and during her contact with the rezadeiras in the Encontros de Saberes da Caatinga in Exu – PE, and with the rezadeiras, in the municipality of Arcoverde – PE. From the analysis of the narratives co-produced together with the mourners, it is understood that thay have an important role in the health care of diferent parts of society that have an affinity with their healing pratices. It is concluded that the healing practices narrated by the prayer women in the municipality of Arcoverde – PE, constitute an ancestral, dynamic and plural nowledge and practices per si. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Psicologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Giliane Cordeiro Gomes.pdf | 3,45 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons