Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48737
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANDRONI, Carlos | - |
dc.contributor.author | DUTRA, Roberto Rodrigues de Sales | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-24T19:35:50Z | - |
dc.date.available | 2023-01-24T19:35:50Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-29 | - |
dc.identifier.citation | DUTRA, Roberto Rodrigues de Sales. O “canto do chão”: a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970). 2022. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48737 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca apresentar e discutir o processo de construção da música litúrgica na Arquidiocese de Olinda e Recife entre as décadas de 1960 e 1970. Estando o recorte temporal proposto já inserido na realidade pós-conciliar, buscamos compreender sobre que parâmetros se deu a interpretação e aplicação das medidas conciliares, que alteraram o diálogo entre a igreja e a sociedade, e influenciaram na composição de música para a liturgia católica. Olhando para o Nordeste, vemos a busca pela criação de uma música litúrgica nordestina, influenciada pela proposta de adaptação à índole e cultura dos povos, conforme trazido pela Constituição Conciliar Sacrossanctum Concilium, e aplicada pelos compositores “inovadores” e “conservadores”, apesar das particularidades com que cada um, influenciado pelos fluxos socioculturais da igreja e da sociedade, aplicou essas novas diretrizes ao seu trabalho. A partir de revisão bibliográfica e documental, buscamos analisar a relação entre música litúrgica e sociedade enquanto lugar de conflito; reconhecer e contextualizar os fluxos influenciadores da música litúrgica no recorte temporal proposto; discutir, a partir da produção e percepção da época, a construção da música litúrgica “nordestina”; à luz dos principais compositores – história e produção, buscar elementos musicais e textuais que contribuam na discussão do tema proposto. Todos esses aspectos buscam trazer luz à relação entre música, cultura e sociedade, contribuindo para o aprofundamento das discussões da chamada “Etnomusicologia do Cristianismo” a partir do contexto Brasileiro. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | * |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música litúrgica católica - Nordeste - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Inculturação | pt_BR |
dc.subject | Concílio Vaticano | pt_BR |
dc.subject | Etnomusicologia do cristianismo | pt_BR |
dc.title | O “canto do chão” : a construção da música litúrgica pós-conciliar na Arquidiocese de Olinda e Recife (1960-1970) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4634186628270335 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2096219243191159 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Música | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work seeks to present and discuss the process of construction of liturgical music in the Archdiocese of Olinda and Recife between the 1960s and 1970s. Since the proposed time frame is already inserted in the post-conciliar reality, we seek to understand on what parameters the interpretation took place. and application of conciliar measures, which altered the dialogue between church and society, and influenced the composition of music for the Catholic liturgy. Looking at the Brazilian Northeast, we see the search for the creation of a liturgical music from the Northeast, influenced by the proposal of adaptation to the nature and culture of the peoples, as brought by the Conciliar Constitution Sacrossanctum Concilium, and applied by the “inovadores” and “conservadores” composers, despite the particularities with which each one, influenced by the sociocultural flows of the church and society, applied these new guidelines to their work. Based on a bibliographic and documental review, we seek to analyze the relationship between liturgical music and society as a place of conflict; recognize and contextualize the influencing flows of liturgical music in the proposed time frame; to discuss, based on the production and perception of the time, the construction of “northeastern” liturgical music; in the light of the main composers - history and production, seek musical and textual elements that contribute to the discussion of the proposed theme. All these aspects seek to shed light on the relationship between music, culture and society, contributing to the deepening of the discussions of the “Ethnomusicology of Christianity” from the Brazilian context. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Roberto Rodrigues de Sales Dutra.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons