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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48798

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Juliana Alves de-
dc.contributor.authorCOELHO, Aluísio Gomes-
dc.date.accessioned2023-01-27T13:43:26Z-
dc.date.available2023-01-27T13:43:26Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.citationCOELHO, Aluísio Gomes. Os movimentos revolucionários pernambucanos nos livros didáticos de História e o trabalho docente : um conjunto de sequências didáticas para explorar o tema em sala de aula. 2022. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48798-
dc.description.abstractA dissertação estuda como são abordados os temas relativos aos movimentos revolucionários ocorridos em Pernambuco no século XIX nos livros didáticos de História aprovados do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) do Ensino Fundamental (Anos Finais) para período de 2020-2023 e como podem ser trabalhados pelo docente em sala de aula, através de um conjunto de sequências didáticas. A presente dissertação teve origem a partir das reflexões sobre minha prática docente (1990) na rede básica de ensino do Estado de Pernambuco (pública e privada). Diante das questões relativas à prática didática, despertou-me o interesse de pesquisar como a História de Pernambuco, especificamente, como a Revolução Pernambucana de 1817 e a Revolta do Rodeador de 1820, são abordadas nas coleções destinadas aos estudantes do 8o ano do Ensino Fundamental (Anos Finais). Para tal, a dissertação se debruça sobre as onze coleções, tendo por referencial teórico o conceito de Transposição Didática, formulada pelo Yves Chevallard. O trabalho também lançará mão dos conceitos de saber histórico escolar, revolução e revolta e dos procedimentos analíticos da Análise de Conteúdo para entender o lugar do debate sobre a Revolução Pernambucana de 1817 e a Revolta do Rodeador nos Livros didáticos de História. Como resultado, identificamos que a Revolução Pernambucana é um tema recorrente em dez coleções, enquanto que a Revolta do Rodeador não é mencionada em nenhuma coleção. Nesse sentido, o produto da dissertação é um produto pedagógico, que permite o planejamento de ações para explorar em sala de aula essa dimensão das revoltas, logo, o nosso produto é um conjunto de sequências didáticas que oferecem propostas de trabalho com a temática para a sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectHistória – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectBrasil – História – Revolução pernambucana, 1817pt_BR
dc.subjectTransposição didáticapt_BR
dc.titleOs movimentos revolucionários pernambucanos nos livros didáticos de História e o trabalho docente : um conjunto de sequências didáticas para explorar o tema em sala de aulapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4109857963138411pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9273063697259288pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThe dissertation studies how the themes related to the revolutionary movements that took place in Pernambuco in the 19th century are approached in the History textbooks approved for the National Textbook and teaching material Program (PNLD) of Elementary School (Final Years) for the period 2020-2023 and how they can be dealt with by the teacher in the classroom through a set of didactic sequences. This dissertation originated from reflections on my teaching practice (1990) in the basic education network of the state of Pernambuco (public and private). In view of the issues related to didactic practice, I was interested in researching how the History of Pernambuco, specifically, how the Pernambucan Revolution of 1817 and the Rodeador Revolt of 1820, are addressed in the collections intended for students in the 8th grade of Elementary School (Final Years). To this end, the dissertation focuses on eleven collections, having as theoretical reference the concept of Didactic Transposition, formulated by Yves Chevallard. The work also makes use of the concepts of school historical knowledge, revolution and revolt and the analytical procedures of Content Analysis to understand the place of the debate on the Pernambucan Revolution of 1817 and the Rodeador Revolt in History textbooks. As a result, we identified that the Pernambucan Revolution is a recurring theme in ten collections, while the Rodeador Revolt is not mentioned in any collection. In this sense, the product of the dissertation is a pedagogical product, which allows the planning of actions to explore this dimension of revolts in the classroom, so our product is a set of didactic sequences that offer work proposals with the theme for the classroom.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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