Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48825

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorLIMA, Hélia Helena de-
dc.date.accessioned2023-01-30T13:38:20Z-
dc.date.available2023-01-30T13:38:20Z-
dc.date.issued2022-05-04-
dc.date.submitted2023-01-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48825-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo apresentar o desenho animado “Procurando Nemo” como uma ferramenta pedagógica para abordagem do ecossistema marinho para o ensino de conteúdos biológicos. Na educação, utilizam-se diversas ferramentas para auxiliar o processo de ensino aprendizagem. Um desses recursos podem ser os desenhos animados, que por meio das Tecnologias Digitais geraram maiores possibilitadas de sua aplicação nas aulas de ciências. Dentro deste contexto, a animação “Procurando Nemo” se apresenta com significativo potencial para aulas, visto que aborda temáticas que envolvem os ecossistemas marinhos, além de suas relações com a ação antrópica e seus desdobramentos no ambiente. A proposta envolveu uma metodologia qualitativa e descritiva, mediante a análise do conteúdo, a qual permitiu a percepção imagética de figuras de seres antropomorfizados e suas relações no ecossistema marinho, que em situações específicas podem evidenciar elementos discussivos sobre poluição ambiental e relações ecológicas no ensino de ciências. É importante o uso de obras cinematográficas como recurso na prática docente, oportunizando um processo de ensino-aprendizagem mais lúdico e atrativo.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEcossistemapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.titleAbordagem sobre ecossistemas marinhos a partir do desenho animado “Procurando Nemo" e suas implicações para aprendizagempt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1682957267588114pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe research aimed to present the cartoon "Finding Nemo" as a pedagogical tool to approach the marine ecosystem for the teaching of biological content. In education, several tools are used to assist the teaching-learning process. One of these resources can be cartoons, which through Digital Technologies have generated greater possibilities for their application in science classes. Within this context, the animation “Finding Nemo” presents itself with significant potential for classes, since it addresses themes that involve marine ecosystems, in addition to their relationships with anthropic action and its consequences in the environment. The proposal involved a qualitative and descriptive methodology, through content analysis, which allowed the imagery perception of figures of anthropomorphized beings and their relationships in the marine ecosystem, in which in specific situations, discussions about environmental pollution and ecological relationships in teaching can be highlighted of science. It is important to use cinematographic works as a resource in teaching practice, providing a more playful and attractive teaching-learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lima, Hélia Helena de (1).pdf623,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons