Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48831
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NEVES, Ricardo Ferreira das | - |
dc.contributor.author | SILVA, Milena Mayara | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T13:56:26Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T13:56:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-04 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48831 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa teve como objetivo analisar as propostas desenvolvidas pelos Laboratórios Virtuais para o ensino de biologia na educação básica. O Laboratório Virtual está disponível na Internet e pode servir de apoio didático-pedagógico aos docentes para aulas práticas. Ele é um recurso tecnológico que simula propostas de experimentos virtuais, propondo novas dinâmicas ao processo de ensinoaprendizagem. A metodologia de abordagem qualitativa e descritiva, que a partir de um guia de análise foram selecionados três Laboratórios Virtuais de Biologia, em que cada um deles, apresentou propostas e especificidades para a abordagem de conteúdos biológicos, a depender do enfoque buscado pelo docente. Neles se observou que a prática docente pode ser melhor desenvolvida considerando a interação e o dinamismo que ele pode proporcionar. Além do não uso de materiais biológicos que muitas vezes não podem ser utilizados em laboratório convencional, colaborando com a aprendizagem do estudante, principalmente, com conteúdos que são abstratos e complexos. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ambientes virtuais de aprendizagem | pt_BR |
dc.title | As contribuições dos laboratórios virtuais para o ensino da biologia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research aimed to analyze the proposals developed by the Virtual Laboratories for the teaching of biology in basic education. The Virtual Laboratory is available on the Internet and can serve as didactic-pedagogical support for teachers for practical classes. It is a technological resource that simulates proposals for virtual experiments, proposing new dynamics to the teaching-learning process. The methodology of qualitative and descriptive approach, which based on an analysis guide, three Virtual Biology Laboratories were selected, in which each of them presented proposals and specificities for the approach of biological contents, depending on the focus sought by the professor. In them, it was observed that the teaching practice can be better developed considering the interaction and dynamism that it can provide. In addition to not using biological materials that often cannot be used in a conventional laboratory, collaborating with student learning, especially with contents that are abstract and complex. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Milena Nayara..pdf | 1,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons