Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48836
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PEREZ, Carlos Daniel | - |
dc.contributor.author | SILVA, Thalia Carolina Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-30T15:57:34Z | - |
dc.date.available | 2023-01-30T15:57:34Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-12 | - |
dc.date.submitted | 2023-01-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48836 | - |
dc.description.abstract | Os livros paradidáticos estão cada vez mais sendo utilizados e recomendados para o ensino de diversos conteúdos, pois os mesmos conseguem facilitar o processo de ensino-aprendizagem traduzindo de forma concisa e dinâmica assuntos que muitas vezes não são abordados nos livros didáticos. Através deles é possível contextualizar o conteúdo, tornando-o mais significativo aos estudantes; sendo um bom recurso para ser utilizado na Educação Ambiental (EA), tendo em vista que a EA é designada como um eixo transversal. E nesse sentido da EA como algo transversal, torna-se importante que seus conteúdos, tanto conceituais como os atitudinais, sejam trabalhados de maneira a englobar situações do dia a dia dos alunos. Concomitantemente a essas discussões, diversos trabalhos são executados visando a inclusão de pessoas com deficiência em sala de aula; tendo em vista que essas ações precisam ser postas em prática em caráter de urgência já que a escola deve ser vista como um local inclusivo e acolhedor. Dessa maneira a tradução de livros escritos para audiolivros apresenta-se como uma boa forma de seguir o caminho em direção a essa inclusão. Observando-se a importância e as novas perspectivas que se abrem com o uso dos livros paradidáticos e a evidente importância de materiais inclusivos, o presente trabalho visou construir a proposta de um livro paradidático que aborda a temática ambiental, focado no que a ação antrópica inflige sob o ambiente, o qual foi narrado para uma versão de audiolivro. Para isso, foi executada uma revisão bibliográfica para ser formada a base para a construção do livro, onde foram lidos diversos artigos e livros pesquisados nas plataformas Capes e Google acadêmico, publicados nos últimos 15 anos, os quais tratavam da problemática ambiental e foram utilizadas como palavras-chave: impactos antrópicos, desmatamento, poluição, ambiente recifal e impactos, floresta atlântica e impactos, manguezal e impactos; as informações contidas nos mesmos foram traduzidas para uma linguagem mais clara e objetiva, com foco no Ensino Médio. Ilustrações e atividades complementares também foram elaboradas visando facilitar o compreendimento dos leitores acerca da ambientação, a qual acontece em três ecossistemas escolhidos com base em seus graus de ligação e sensibilidade aos impactos, e das situações apresentadas ao longo do livro. Dessa forma, tivemos como resultado um livro com cinco capítulos e subcapítulos, que engloba a educação ambiental utilizando-se de problemas reais afim de contextualizar os conteúdos conceituais que devem ser trabalhados à medida que falamos sobre a EA, ao decorrer da história alguns conteúdos atitudinais foram contemplados, como: empatia, companheirismo entre outros buscando gerar mudanças nas ações dos leitores; trazendo personagens representativos de grupos minoritários, e apresentando de maneira leve situações vivenciadas pelos mesmos como forma de conexão com os leitores. O paradidático pode ser inserido dentro de uma sequência didática na qual o professor poderá aplicar em sala de aula, fazendo uso da interdisciplinaridade sendo o livro uma porta de diálogo contínuo entre diferentes disciplinas; o livro quando aceito de maneira satisfatória por todas as partes envolvidas poderá conferir ao aluno o seu local de protagonista, como autor de sua aprendizagem, e o professor como mediador auxiliará o aluno em sua busca por respostas. O livro aqui proposto auxilia no processo de ensino-aprendizagem e provoca interações por parte dos alunos para com o tema, tornando os conhecimentos construídos ao longo do processo mais significativos. | pt_BR |
dc.format.extent | 129 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Biologia – estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A vida em desordem: proposta de um livro paradidático para o ensino dos problemas ambientais | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7512688964429038 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Textbooks are increasingly being used and recommended for teaching different contents, as they are able to facilitate the teaching-learning process by concisely and dynamically translating subjects that are often not addressed in textbooks. Through them it is possible to contextualize the content, making it more meaningful to students; being a good resource to be used in Environmental Education (EE), considering that EE is designated as a transversal axis. And in this sense of EE as something transversal, it becomes important that its contents, both conceptual and attitudinal, be worked on in order to encompass everyday situations of students. Concomitantly with these discussions, several works are carried out aiming at the inclusion of people with disabilities in the classroom; considering that these actions need to be put into practice as a matter of urgency since the school must be seen as an inclusive and welcoming place. In this way, the translation of written books into audiobooks presents itself as a good way to follow the path towards this inclusion. Observing the importance and the new perspectives that open up with the use of paradidactic books and the evident importance of inclusive materials, the present work aimed to build the proposal of a paradidactic book that addresses the environmental theme, focused on what anthropic action inflicts under the environment, which was narrated for an audiobook version. For this, a bibliographic review was carried out to form the basis for the construction of the book, where several articles and books were read researched on the Capes and Google academic platforms, published in the last 15 years, which dealt with environmental issues and were used as keywords: anthropic impacts, deforestation, pollution, reef environment and impacts, atlantic forest and impacts, mangroves and impacts; the information contained therein was translated into clearer and more objective language, with a focus on High School. Illustrations and complementary activities were also designed to facilitate readers' understanding of the setting, which takes place in three ecosystems chosen based on their degree of connection and sensitivity to impacts, and the situations presented throughout the book. In this way, we had as a result a book with five chapters and subchapters, which encompasses environmental education using real problems in order to contextualize the conceptual contents that must be worked on as we talk about EE, throughout history some attitudinal contents were contemplated, such as: empathy, companionship, among others, seeking to generate changes in the readers' actions; bringing representative characters from minority groups, and presenting in a light way situations experienced by them as a way of connecting with readers. The paradidactic can be inserted into a didactic sequence in which the teacher can apply it in the classroom, making use of interdisciplinarity, the book being a door for continuous dialogue between different disciplines; the book, when satisfactorily accepted by all parties involved, can give the student his place of protagonist, as the author of his learning, and the teacher as a mediator will help the student in his search for answers. The book proposed here helps in the teaching-learning process and causes students to interact with the theme, making the knowledge built throughout the process more meaningful. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (EAD) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Thalia Carolina Gomes da (versão final).pdf | 14,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons