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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4885
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | GOMES, Alfredo Macedo | pt_BR |
dc.contributor.author | SILVA, Assis Leão da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:23:17Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T17:23:17Z | |
dc.date.issued | 2009-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Leão da Silva, Assis; Macedo Gomes, Alfredo. Avaliação do ensino superior : a dinâmica de implementação do SINAES nas universidades federais no tocante ao instrumento de avaliação interna - CPA. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4885 | |
dc.description.abstract | Este trabalho trata da dinâmica de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) nas universidades federais, referente à avaliação interna, tendo como objetivo a análise das políticas de avaliação institucional formulada e coordenada pelas Comissões Próprias de Avaliação (CPA). Os dados foram levantados por meio de entrevistas com os membros e responsáveis pelo desenvolvimento dos trabalhos da CPA em duas Universidades Federais situadas na região Nordeste do Brasil. Também foram levantados documentos pertinentes juntos as IFES e a legislação do SINAES. Para o tratamento dos dados, foi empregada a análise de conteúdo. Partimos do pressuposto de que as indefinições acerca da dinâmica de implementação do SINAES têm dificultado a adoção de uma concepção de avaliação mais próxima de seus princípios e pressupostos teóricometodológicos descritos na sua formulação e legislação. A análise dos dados revelam que o SINAES, por meio de sua dinâmica de implementação, não tem conseguido instituir a prática da avaliação sistêmica baseada no paradigma subjetivista, distanciando a implementação de seus princípios e proposições. Apontamos para a necessidade de haver uma reflexão atenta sobre o processo de participação, os resultados alcançados e o impacto dos trabalhos da CPA nas IFES, para o aprimoramento do processo de auto-avaliação no contexto da dinâmica da implementação do SINAES. Concluímos que a falta de familiaridade com a teoria e a prática da avaliação tenha favorecido não somente o descompasso conceitual, mas também o desencontro entre os objetivos propostos e as metodologias empregadas no trabalho desenvolvido pelas CPAs | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | SINAES | pt_BR |
dc.subject | Políticas de Avaliação da Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Auto-avaliação | pt_BR |
dc.subject | CPA | pt_BR |
dc.subject | Universidades Federais | pt_BR |
dc.title | Avaliação do ensino superior : a dinâmica de implementação do SINAES nas universidades federais no tocante ao instrumento de avaliação interna - CPA | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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