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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Edson Francisco de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Mauro Antonio de-
dc.date.accessioned2023-01-31T17:15:38Z-
dc.date.available2023-01-31T17:15:38Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mauro Antonio de. Cultura organizacional e o discurso de enfrentamento à desigualdade socioeducacional em escolas públicas-Mossoró-RN. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48877-
dc.description.abstractNesta pesquisa, buscamos analisar a Cultura Organizacional e o discurso de enfrentamento à desigualdade socioeducacional em escolas públicas de Mossoró-RN. Nesse intento, relacionamos ao estudo a discussão sobre a Cultura Organizacional no contexto educativo, buscando perceber o(s) discurso(s) operacionalizados no tratamento às desigualdades socioeducacionais nas organizações escolares. A temática em tela espelha importância substancial na compreensão dos processos educativos incorporados ao debate empreendido nesta tese, revelando uma contribuição significativa na área da educação. A problemática da pesquisa está na pergunta: “como a Cultura Organizacional opera o discurso de enfrentamento à desigualdade socioeducacional nas escolas públicas?” Decorrente desta questão, apresentamos como objetivos específicos: caracterizar a Cultura Organizacional no contexto da gestão escolar das escolas campo da pesquisa; compreender as relações entre a Cultura Organizacional e o tratamento das desigualdades educacionais nas escolas; mapear vivências gestionárias didático-pedagógicas incorporadas à Cultura Organizacional e voltadas para a superação da realidade vigente. Na arquitetura desta tese, transitamos por um quadro teórico diversificado, em constante diálogo com os seguintes autores que tratam da cultura brasileira (MOTTAS; CALDAS, 1997; HOLANDA, 1995; FREYRE, 1981); da Cultura Organizacional escolar (TORRES, 2003, 2005, 2018; NÓVOA, 1995; SANTOS, 2018; SCHEIN, 2009; MOURA, 2017); e da desigualdade socioeducacional (ARROYO, 2010, 2011, 2018; DUBET, 2004, 2008, 2011; PATTO. 1998; LAHIRE, 1997; YANNOULAS, 2013; SEN, 2001; GARCIA, 2017). O estudo, de abordagem qualitativa, está fundamentado na teoria social do discurso, enfatizada na concepção tridimensional de discurso, que interpreta o discurso como texto, prática discursiva e prática social (FAIRCLOUGH, 2001). Para conhecermos a realidade do lócus de nossa investigação optamos pela pesquisa documental, composta pelos PEE, PPP, PGE, PDP e ARCE, bem como pela observação participante e aplicação de dois questionários, um deles direcionado aos representantes do CE de 72 escolas da 12o Direc de Mossoró-RN e outro às cinco escolas campo da pesquisa. Além disso, realizamos uma entrevista semiestruturada com 35 sujeitos das organizações pesquisadas. Os resultados demonstraram que os estudos da cultura no contexto das organizações apontaram tanto um discurso de resistência quanto um discurso de perfil conservador e dominante. Constatamos na Cultura Organizacional das escolas pesquisadas um discurso que não potencializa o enfrentamento à desigualdade socioeducacional, caracterizando-se esse discurso como de baixa intensidade. Observamos ainda que as práticas pedagógicas reproduzidas nas escolas e integradas na sua cultura não ocorrem destituídas de uma neutralidade, nem tão pouco desapegadas das posições ideológicas e de políticas afirmadas pelas organizações escolares e seus participantes. Percebemos, a partir do PEE, uma política de enfrentamento às desigualdades sociais de caráter generalista e retórico, o que representa, em larga medida, uma distância entre a efetivação das ações de combate às desigualdades socioeducacionais operadas nas escolas da rede. Esse posicionamento é confirmado nos PPPs, PGE e ARCE. Constatamos também que a concepção gestionária assumida nas organizações demonstra um discurso de caráter contraditório, ora anunciando uma perspectiva democrática, mas com pouca representatividade, ora evidenciando um discurso de perfil centralizador e dominante. A pesquisa também evidenciou uma baixa representatividade do discurso de enfrentamento à desigualdade, tanto nos documentos analisados quanto na percepção dos dados oriundos do campo empírico.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura organizacional escolarpt_BR
dc.subjectDesigualdade socioeducacionalpt_BR
dc.subjectAnálise crítica do discursopt_BR
dc.subjectOrganização escolarpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.titleCultura organizacional e o discurso de enfrentamento à desigualdade socioeducacional em escolas públicas-Mossoró-RNpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6063370907270389pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9573953129755730pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research seeks to analyze the organizational culture and the discourse of confronting socio- educational inequality in public schools (Mossoró-RN). In the intent, the study relates the discussion on organizational culture (OC) in the educational context, seeking to understand the discourse(s) operationalized in addressing inequalities in school organizations. It is approached that the theme in screen mirrors substantial importance in the understanding of educational processes incorporated to the debate undertaken in this thesis, revealing a significant contribution in the area of education. The problem of this research lies in the question, how does organizational culture operate the discourse of confronting socio-educational inequality in public schools? a) To characterize the organizational culture in the context of school management of the schools in the field of research; b) To understand the relationship between organizational culture and the treatment of educational inequalities in schools; c) To map didactic and pedagogical management experiences incorporated into the organizational culture and aimed at overcoming the current reality. In the architecture of this thesis, we have transited through a diverse theoretical framework with which we have dialogued, among them we highlight in the: (a) Brazilian culture (MOTTAS; CALDAS, 1997) HOLANDA, 1995); (FREYRE,1981); (b) School organizational culture (TORRES, 2003, 2005, 2018); (NÓVOA, 1995); SANTOS (2018); (SCHEIN, 2009), (MOURA, 2017), c) Socio-educational inequality (ARROYO, 2010, 2011, 2018); DUBET, 2004, 2008, 2011); (PATTO. 1998); LAHIRE (1997); (YANNOULAS (2013); (SEN, 2001); (GARCIA, 2017). The work is grounded in social discourse theory, emphasizing the three-dimensional conception of discourse, which interprets discourse as text, discursive practice, and social practice (FAIRCLOUGH, 2001). The study is anchored in the qualitative approach. It used as an instrument the documentary research composed by the PEE, PPP, PGE, PDP and ARCE, as well as participant observation, application of two questionnaires, one applied to representatives of the EC of the 72 schools of the 12th Direc and another applied to the 05 schools field of research and a semi-structured interview applied to 35 subjects of the organizations surveyed. The results demonstrate that the studies of culture in the context of organizations pointed to both a discourse of resistance and a discourse with a conservative and dominant profile. In the OC of the schools researched, a discourse is verified that does not strengthen the confrontation with socio-educational inequality in the delimited schools, characterized as a low-intensity discourse. It is revealed that the pedagogical practices reproduced in schools and integrated in the school's culture do not occur, as a rule, without neutrality, nor the ideological and political positions affirmed by school organizations and their participants. It was noticed, from the PEE on, a generalist and rhetorical policy of confronting social inequalities, which represented, to a large extent, a distance between the effectiveness of the actions to combat socio-educational inequalities operated in the schools of the network, confirmed in the PPPs, PGE, and ARCE. It was found that the management conception assumed in the organizations shows a discourse of contradictory character, sometimes announcing a democratic perspective, but with little representativeness, and sometimes showing a centralizing and dominant discourse in the schools. It was revealed a low representativeness of the discourse of confronting inequality both in the analyzed documents and in the perception of the data from the empirical field.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

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