Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48879
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COIMBRA, Leandro Willer Pereira | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, João Carlos Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-31T17:51:12Z | - |
dc.date.available | 2023-01-31T17:51:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-30 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, João Carlos Fernandes de. Professor, me dê um ponto!?: uma análise da retenção e evasão como consequência das estratégias usadas pelas instituições de ensino superior na busca por melhor desempenho. 2022. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48879 | - |
dc.description.abstract | Com a expansão do ensino superior no Brasil a partir da implementação do Reuni, demandou-se por investigação sobre o efeito do crescimento do número de vagas em universidades federais sobre o desempenho do aprendizado e a permanência destes universitários. A investigação almeja observar o efeito de variáveis acadêmicas, como a reprovação, e consequentemente a evasão e retenção das turmas, sobre o desempenho na prova de conhecimentos específicos do Enade 2018 para as turmas de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas através. Através da teoria dos jogos, chegou-se a um modelo chamado Dilema do Ensino Superior, em que as Instituições de Ensino Superior demonstraram usar a reprovação como estratégia de melhoria do desempenho e seleção dos estudantes que em tempo hábil teriam um desempenho satisfatório. Para atingir esses objetivos, usou-se análise descritiva, Mínimos Quadrados Ordinários e Modelos Multinível com os dados do Censo do Ensino Superior e do microdados do Enade 2018. Os resultados dos modelos apontaram que turmas com maiores taxas de estudantes ultrapassaram o tempo projetado de curso também apresentaram melhor desempenho, enquanto a reprovação no começo do curso e a evasão influenciavam negativamente na nota. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Modelos multiníveis (Estatísticas) | pt_BR |
dc.subject | Evasão universitária | pt_BR |
dc.subject | Desempenho – Estudantes universitários | pt_BR |
dc.title | Professor, me dê um ponto!? : uma análise da retenção e evasão como consequência das estratégias usadas pelas instituições de ensino superior na busca por melhor desempenho | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LUCAS, Andreza Daniela Pontes | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5306338738486121 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8100308632323678 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Economia / Centro Academico do Agreste | pt_BR |
dc.description.abstractx | With the expansion of higher education in Brazil from the implementation of Reuni, a study is needed on the effect of the growth in the number of students enrolled in federal universities on learning performance and dropout. This research aims to analyze the effect of academic variables, such as failure in disciplines, and consequently student attrition, of classes, on performance in the Specific Knowledge assessment of the Enade 2018 for the courses of Administration, Accounting Science and Economics through. To achieve these objectives, a descriptive analysis, Ordinary Least Squares and finally, Multilevel Models were performed with the data from the Higher Education Census and the microdata of the Enade 2018. The results of the models showed that classes with higher rates of students exceeding the projected course time also showed better performance, while failure at the beginning of the course and dropout negatively influenced the grade. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6466149527667809 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Economia / CAA |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO João Carlos Fernandes de Oliveira.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons