Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48893

Compartilhe esta página

Título: Avaliação do impacto da pandemia na eficiência dos aeroportos brasileiros: aplicação de análise envoltória de dados e regressão tobit
Autor(es): MENDES, Lucas Tavares de Barros
Palavras-chave: Engenharia civil; Transporte aéreo; Covid-19; Eficiência
Data do documento: 22-Fev-2022
Citação: MENDES, Lucas Tavares de Barros. Avaliação do impacto da pandemia na eficiência dos aeroportos brasileiros: aplicação de análise envoltória de dados e regressão tobit. 2022. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O setor de transporte aéreo é caracterizado por grandes volumes de passageiros transportados por todo o mundo. Estes transportes, interligando localidades geograficamente diversas, fazem deste modal um potencial disseminador de doenças infectocontagiosas em geral. Com a pandemia do Covid-19, governos e aeroportos de todo o mundo implantaram medidas restritivas às operações aeroportuárias, com o objetivo de mitigar esse potencial de disseminação, resultando em impactos negativos nos resultados operacionais destes aeroportos. Este trabalho visa analisar o impacto da pandemia do Covid-19 nos valores de eficiência de 17 aeroportos brasileiros, bem como analisar a influência de fatores diversos sob estas eficiências. A metodologia se deu em em duas etapas, com a aplicação de Análise Envoltória de Dados (DEA) e obtenção de scores de eficiência, seguido de regressão tobit para identificação e análise da influência exercida por fatores diversos sob estas eficiências. Foram utilizados dados de 2010 a 2020. Os resultados mostraram que não houve redução significativa nos valores de eficiência destes aeroportos, devido à pandemia do Covid-19. Os modelos obtidos com a regressão tobit demonstraram uma influência positiva do PIB per capita nos scores de eficiência dos aeroportos, e expressaram a insignificância estatística da influência da privatização sob esses valores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48893
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUCAS TAVARES DE BARROS MENDES.pdf1,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons