Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48910

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, Eduardo Luiz Dias-
dc.contributor.authorHOLANDA, Flávio Vinícius Viana de-
dc.date.accessioned2023-02-02T11:36:33Z-
dc.date.available2023-02-02T11:36:33Z-
dc.date.issued2022-12-22-
dc.identifier.citationHOLANDA, Flávio Vinícius Viana de. O RPG (Role Playing Game) como ferramenta didática no ensino superior de química orgânica: contribuições e estudos do jogo “Last Chance of Earth”. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48910-
dc.description.abstractPercebe-se pela análise de diversos autores da educação que a força motriz do ensino e aprendizagem se tornou o interesse dos estudantes, por isso, os professores buscaram por diferentes ferramentas. Assim, surgem os jogos educativos formais com a tarefa de vindicar o interesse destes estudantes para a aprendizagem. Tendo isto em vista, o modelo de jogos de RPG (Role Playing Games) constrói-se com uma base teórica abrangente e confirmatória para o desenvolvimento de conceitos e habilidades requeridas no ensino, que às vezes não são alcançadas tradicionalmente. Esta pesquisa teve como objetivo utilizar uma aventura de RPG que servisse como problematização do conhecimento químico orgânico para alcançar o seu objetivo principal. Sendo assim, foi aplicado a aventura de RPG, analisado a percepção dos estudantes no ensino superior sobre conceitos de química orgânica problematizados no jogo sob a ótica do “looping imaginário”, no qual foi investigado e categorizado a partir das falas dos estudantes, expostos na aventura de RPG. Para alcançar estes objetivos, a pesquisa foi centrada em estudantes do ensino superior de química do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Nos procedimentos metodológicos apresentou-se o RPG Last Chance of Earth esquematizado sem testes prévios. Em linhas gerais, o jogo aborda um cenário pós-apocalíptico e distópico, onde a humanidade perece diante de um vírus que transforma e mata as pessoas. Nesse contexto, um grupo de pessoas é levado a um cenário onde precisam enfrentar desafios a fim de encontrar a cura para o vírus, o que representaria a salvação para a Terra, sua última chance. Alguns dos desafios propostos abordam conceitos vistos em aulas de Química Orgânica, como os ácidos carboxílicos e as aminas. Outros desafios versam sobre conflitos, confrontos característicos de um jogo desse tipo, onde a sorte é decidida nos dados. A pesquisa foi feita a partir da abordagem qualitativa e exploratória, utilizamos de procedimentos técnicos do Estudo de Caso para o desenvolvimento/descobrimento de dados envolvendo o RPG Last Chance of Earth. Então, após a aplicação do jogo, foi realizada a análise do conteúdo (em sua função heurística) das contribuições, nos processos imaginativos, sobre a contextualização do conceito químico em RPGs. Sendo possível observar potenciais curvas de movimentos dos loopings imaginários (características da aprendizagem) dos jogadores, a partir de diálogos entre eles e com o mestre. Incorporado assim ao universo de ferramentas didáticas e validando a utilização dos RPGs como tais ferramentas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRPG (Jogos de fantasia)pt_BR
dc.subjectJogos no ensino de químicapt_BR
dc.subjectImaginação ativapt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensino (Ensino superior)pt_BR
dc.subjectQuímica Orgânicapt_BR
dc.titleO RPG (Role Playing Game) como ferramenta didática no ensino superior de química orgânica : contribuições e estudos do jogo “Last Chance of Earth”pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGUIMARÃES, Ricardo Lima-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9325997900654589pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2609515072700660pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxIt can be seen from the analysis of several education authors that the driving force of teaching and learning is the interest of students. Teachers clamored for different tools, thus, didactic games emerged with the task of vindicating these students' interest in education. Bearing this in mind, the model of RPG (Role Playing Games) is built with a comprehensive and confirmatory theoretical basis in the development of concepts and skills required, and sometimes not achieved, by teaching. This research aimed to use an RPG adventure that would serve as a problematization of organic chemical knowledge to achieve its primary objective. Therefore, the RPG adventure was applied, and the understanding of students in higher education about organic chemistry concepts problematized in the game was analyzed from the perspective of “imaginary looping”. So, the imaginary loops were investigated and categorized from the students' speeches, exposed in the RPG adventure. To achieve these objectives, the research was centered on higher education chemistry students at the Centro Acadêmico do Agreste of the Universidade Federal de Pernambuco. In the methodological procedures, the RPG Last Chance of Earth was presented schematized without previous tests. In general terms, the game addresses a post-apocalyptic and dystopian scenario, where humanity perishes in the face of a virus that transforms and kills people. In the game, a group of people is taken to a scenario where they have to face challenges in order to find a cure for the virus, which would represent salvation for the Earth, its last chance. Some proposed challenges, in the RPG, address concepts seen in Organic Chemistry classes, such as carboxylic acids and amines. Other challenges deal with conflicts, confrontations characteristic of a game of this type, where luck is decided by the dice. The research was conducted from a qualitative and exploratory approach, we used technical procedures from the Case Study for the development/discovery of data involving the RPG Last Chance of Earth. Then, after the application of the game, the content analysis (in its heuristic function) of the contributions was accomplished, in the imaginative processes, of the contextualization of the chemical concept in RPGs. Because it was possible to observe potential movement curves of the players' imaginary loops (learning characteristics), based on dialogues between themselves and the master. Thus, incorporating the universe of didactic tools and validating the use of RPGs as such tools.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8569508557507316pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Flávio Vinícius Viana de Holanda.pdf2,08 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons