Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48919
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NÓBREGA, Keise Bastos Gomes da | - |
dc.contributor.author | SILVA, Laryssa Celly Rodrigues da | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-02T16:43:21Z | - |
dc.date.available | 2023-02-02T16:43:21Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2022-11-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Laryssa Celly Rodrigues da. “Aprendendo sobre Autocuidado”: tecnologia educacional para as adolescentes com deficiência intelectual. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48919 | - |
dc.description.abstract | Adolescentes com deficiência intelectual enfrentam entraves para o desempenho de suas ocupações cotidianas, inclusive, as atividades de autocuidado. A falta de instrução e de empoderamento influenciam no exercício pleno da autonomia, autogerenciamento das atividades cotidianas e participação social. Através da análise de dados confirmou-se a carência de materiais e a necessidade de trabalhar temáticas de educação sexual como o autocuidado para esse público. Diante disso, o objetivo do estudo foi desenvolver uma tecnologia educacional sobre autocuidado para adolescentes com deficiência intelectual. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, com caráter exploratório e descritivo, e abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento da tecnologia educacional, analisou-se dados secundários de uma pesquisa primária, advindos de grupos focais com esse público, seus pais e profissionais que lhes prestam assistência tendo-se como resultado o direcionamento do material para o autocuidado. Seguiu-se o Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos (GODP) para a criação da tecnologia educacional, composta por livro interativo, com linguagem simples, imagens e histórias realistas e problematizadoras, com foco em autocuidado, além de dois bonecos sexuados com acessórios de higiene. O material poderá ser utilizado nos diversos ambientes de cuidado das adolescentes, domiciliar, educacional e da saúde. Compreende-se a relevância do desenvolvimento de um material com essa temática para adolescentes com deficiência intelectual a partir de demandas trazidas diretamente por elas. Ressalta-se a necessidade de dar segmento ao desenvolvimento do material, buscando a validação junto ao público-alvo e especialistas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.format.extent | 39p | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | autocuidado | pt_BR |
dc.subject | educação sexual | pt_BR |
dc.subject | deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | adolescentes | pt_BR |
dc.subject | tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | terapia ocupacional | pt_BR |
dc.title | “Aprendendo sobre Autocuidado”: tecnologia educacional para as adolescentes com deficiência intelectual | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1861690220398492 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3952215818936617 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCS-Curso de Terapia Ocupacional | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0003-0011-8239 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Terapia Ocupacional |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Laryssa Celly Rodrigues da Silva.docx.pdf | 4,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons