Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48919

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNÓBREGA, Keise Bastos Gomes da-
dc.contributor.authorSILVA, Laryssa Celly Rodrigues da-
dc.date.accessioned2023-02-02T16:43:21Z-
dc.date.available2023-02-02T16:43:21Z-
dc.date.issued2022-11-03-
dc.date.submitted2022-11-26-
dc.identifier.citationSILVA, Laryssa Celly Rodrigues da. “Aprendendo sobre Autocuidado”: tecnologia educacional para as adolescentes com deficiência intelectual. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48919-
dc.description.abstractAdolescentes com deficiência intelectual enfrentam entraves para o desempenho de suas ocupações cotidianas, inclusive, as atividades de autocuidado. A falta de instrução e de empoderamento influenciam no exercício pleno da autonomia, autogerenciamento das atividades cotidianas e participação social. Através da análise de dados confirmou-se a carência de materiais e a necessidade de trabalhar temáticas de educação sexual como o autocuidado para esse público. Diante disso, o objetivo do estudo foi desenvolver uma tecnologia educacional sobre autocuidado para adolescentes com deficiência intelectual. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, com caráter exploratório e descritivo, e abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento da tecnologia educacional, analisou-se dados secundários de uma pesquisa primária, advindos de grupos focais com esse público, seus pais e profissionais que lhes prestam assistência tendo-se como resultado o direcionamento do material para o autocuidado. Seguiu-se o Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos (GODP) para a criação da tecnologia educacional, composta por livro interativo, com linguagem simples, imagens e histórias realistas e problematizadoras, com foco em autocuidado, além de dois bonecos sexuados com acessórios de higiene. O material poderá ser utilizado nos diversos ambientes de cuidado das adolescentes, domiciliar, educacional e da saúde. Compreende-se a relevância do desenvolvimento de um material com essa temática para adolescentes com deficiência intelectual a partir de demandas trazidas diretamente por elas. Ressalta-se a necessidade de dar segmento ao desenvolvimento do material, buscando a validação junto ao público-alvo e especialistas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.format.extent39ppt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectautocuidadopt_BR
dc.subjecteducação sexualpt_BR
dc.subjectdeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectadolescentespt_BR
dc.subjecttecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectterapia ocupacionalpt_BR
dc.title“Aprendendo sobre Autocuidado”: tecnologia educacional para as adolescentes com deficiência intelectualpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1861690220398492pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3952215818936617pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0003-0011-8239pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Terapia Ocupacional

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Laryssa Celly Rodrigues da Silva.docx.pdf4,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons