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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48948

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Mauricio Pereira Magalhães de Novaes-
dc.contributor.authorSOUZA, Meyclison Alves de-
dc.date.accessioned2023-02-03T15:34:02Z-
dc.date.available2023-02-03T15:34:02Z-
dc.date.issued2022-12-28-
dc.date.submitted2023-01-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Meyclison Alves de. Caracterização do tráfego de carros e motos do ponto de vista cinemático e energético em vários pontos da cidade do Recife. 2023. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48948-
dc.description.abstractOs ciclos de condução padrão, por serem ciclos genéricos construídos para representar tráfegos de uma grande região, ou até mesmo de um país inteiro, podem não conseguir reproduzir as características de cada cidade individualmente. Ao invés disso, fornecem uma média do conjunto de cidades dentro desta grande região. Para suprir essa falha, surgiram os ciclos de condução locais, que abrangem uma região bem menor do que os ciclos de condução padrão, tornando-os mais eficientes a nível local. Recife, a cidade mais congestionada do Brasil em 2021, já possui alguns ciclos de condução locais construídos para o seu tráfego. Este trabalho busca avaliar se a coleta de dados de apenas um local dentro da cidade do Recife é suficiente para representar todo o tráfego desta cidade. Em outras palavras, busca-se aferir se o tráfego do Recife possui características semelhantes ou distintas de um local para o outro, fazendo com que sejam viáveis aplicações, como por exemplo, a construção de ciclos de condução locais desta cidade utilizando apenas uma localidade para representar todo o tráfego. Para isso, foram coletados dados de fluxo e densidade de veículos através de mais de dez câmeras de trânsito no Recife, totalizando 150 minutos de vídeo. Esses dados foram utilizados para simular o tráfego de alguns desses locais, com os quais foi possível comparar os resultados entre eles e analisar as eventuais disparidades entre o tráfego. Os resultados destas simulações mostraram que para os carros, entre as localidades analisadas, há uma diferença de até 62% no fluxo, 63% na velocidade média e 61% na demanda energética veicular.pt_BR
dc.format.extent67p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCiclos de conduçãopt_BR
dc.subjectFluxopt_BR
dc.subjectDensidadept_BR
dc.subjectDemanda energética veicularpt_BR
dc.titleCaracterização do tráfego de carros e motos do ponto de vista cinemático e energético em vários pontos da cidade do Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coMAGNANI, Fabio Santana-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5680406487348997pt_BR
dc.description.abstractxStandard driving cycles, are generic cycles developed to represent traffic for a large region, or even an entire country, and might not be able to reproduce the characteristics of each city individually. Instead providing an average of the set of cities within of this great region. To overcome this flaw, local conduction cycles were developed, which cover a smaller region than the standard conduction cycles, making them more efficient at the local level. Recife, the most congested city in Brazil in 2021, already has some local driving cycles built for its traffic. This study seeks to assess whether collecting data from just one location within the city of Recife is sufficient to represent all traffic in this city. In other words, we seek to assess whether Recife's traffic has similar or different characteristics from one location to another, making applications viable, such as, for example, the construction of local driving cycles in this city using only one location for represent all traffic. For this, regarding the flow and density of vehicles were collected from more than ten traffic cameras in Recife, totaling 150 minutes of video. These data were used to simulate the traffic of some of these locations, with which it was possible to compare the results between them and analyze any disparities between the traffic. The results of these simulations showed that for cars, between the locations analyzed, there is a difference of up to 62% in flow, 63% in average speed and 61% in vehicle energy demand.pt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Engenharia Mecânica - DEMEC - UFPEpt_BR
dc.degree.graduationBacharel em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0447483870045635pt_BR
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