Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48957
Compartilhe esta página
Título: | Alfabetização cidadã para jovens e adultos |
Autor(es): | SENA, Natália Thamires Silva de |
Palavras-chave: | Alfabetização; Educação de Jovens e Adultos; Leitura do Mundo; Conscientização |
Data do documento: | 4-Nov-2022 |
Abstract: | O presente artigo objetiva compreender a alfabetização como exercício da cidadania na Educação de Jovens e Adultos à luz das contribuições de Paulo Freire, partindo da seguinte questão norteadora: como a perspectiva de leitura do mundo está sendo contemplada na modalidade da Educação de Jovens e Adultos? O material de estudo contempla análise do Projeto Político Pedagógico e de práticas pedagógicas dos professores da modalidade EJA, de uma escola da rede pública municipal de Jaboatão dos Guararapes- PE. A metodologia da pesquisa tem como base a abordagem qualitativa. As análises dos dados fundamenta-se na análise de conteúdo de Bardin(2007). Foram utilizados instrumentos de investigações, tais como: entrevistas, áudio e conversas. Os resultados da pesquisa reafirmam que pensar em Educação de Jovens e Adultos é pensar em Freire. No caso empírico estudado, constata-se que o legado freireano permeia o PPP e as práticas pedagógicas dos professores da modalidade EJA, da escola pesquisada. Tem-se, portanto, as bases para um processo de alfabetização a partir da conscientização do sociopolítico e cultural em que o educando está inserido. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48957 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC NATÁLIA THAMIRES SILVA DE SENA.docx.pdf | 262,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons