Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48985

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marcelo Augusto Mesquita da-
dc.contributor.authorPAULA, Amália Cristina Nascimento de-
dc.date.accessioned2023-02-08T18:18:02Z-
dc.date.available2023-02-08T18:18:02Z-
dc.date.issued2022-10-25-
dc.date.submitted2023-01-17-
dc.identifier.citationPAULA, Amália Cristina Nascimento de. The relationship between learning strategies and vocabulary attainment in learners of English as a foreign language. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Inglês) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48985-
dc.description.abstractVocabulary plays a major role in communication. Several studies have shown that lack or misuse of vocabulary can lead to misunderstandings and that vocabulary depth and size greatly affect one’s ability to use the target language. Due to its size and complexity, the acquisition of new lexical items is a continuous process that happens inside and outside of the classroom. Bearing this in mind, students must not only rely on exposure to the language but actively use learning strategies for the improvement of their vocabulary and consequently language proficiency. This work was based on previous research done in the field of vocabulary studies (NATION, 2020), Learning strategies (OXFORD, 1990) and Vocabulary learning Strategies (YONGQI GU, 2020). Moreover, it aims to analyze the data collected through a questionnaire answered by students of English as a Foreign Language. Its importance lies in the fact that by understanding what learners are currently doing, it can be possible to perceive what students already know and what can be improved so as to help their vocabulary learning process. The main question that guides this study is “What strategies are being used by students of English as a foreign language to help them improve their vocabulary knowledge?”. Some of the most important findings were the relationship between what students find most difficult and what they are least exposed to, that the majority of students do not plan their own learning, preferring to be told what to do and relying more on the teacher’s guidance.These findings were important for they show that one of the topics that need more attention in language and vocabulary learning is students’ autonomy.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectVocabulary learningpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectEnglish as a foreign languagept_BR
dc.subjectAprendizado de vocabuláriopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizadopt_BR
dc.subjectInglês como língua estrangeirapt_BR
dc.titleThe relationship between learning strategies and vocabulary attainment in learners of English as a foreign languagept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/3600263111344264pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0190771851109090pt_BR
dc.description.abstractxO vocabulário tem um papel fundamental no processo comunicativo. Diversos estudos demonstram que a falta ou uso inadequado de vocabulário podem levar a mal-entendidos e que tamanho e qualidade de vocabulário afetam de forma considerável a habilidade de se comunicar na língua alvo. Devido a seu tamanho e complexidade, a aquisição de novos itens lexicais é um processo contínuo que acontece dentro e fora da sala de aula. Considerando isso, os estudantes não devem contar apenas com a exposição à língua alvo, mas fazer o uso ativo de estratégias de aprendizado para melhora de seu vocabulário e consequentemente da sua proficiência na língua. Este trabalho foi baseado em pesquisas feitas nas áreas de Estudos de vocabulário (NATION,2020) , Estratégias de aprendizado (OXFORD, 1990) e Estratégias para aprendizado de vocabulário (YONGQI GU, 2020). Ademais, analisa dados coletados por meio de um questionário respondido por estudantes de Inglês como Língua Estrangeira. A importância deste trabalho está no fato de que por meio do entendimento do que estudantes estão fazendo atualmente, será possível a percepção do que pode ser melhorado com o objetivo de ajudar em sua aquisição de vocabulário. A principal pergunta que guia este estudo é "Quais estratégias têm sido usadas por estudantes de Inglês como língua estrangeira para ajudá-los na melhora do seu conhecimento de vocabulário?" e alguns dos achados mais importantes foram a relação entre o que alunos acham mais difícil e o que eles são menos expostos, e que a maioria deles não planeja o próprio aprendizado, preferindo apoiar-se na orientação dada pelo educador. Estes achados são importantes uma vez que mostram que um dos tópicos que precisam de mais atenção no aprendizado de línguas e vocabulário é a autonomia do estudante.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Lingüística, Letras e Artespt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DL) - Departamento de Letraspt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Letras – Licenciatura em Inglêspt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Letras - Inglês

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Amália Cristina Nascimento de Paula.pdf1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons