Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48995
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MUHLE, Rita Paradeda | - |
dc.contributor.author | DAMONYS, Ellen | - |
dc.contributor.author | SILVA, Janaína Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-08T21:36:49Z | - |
dc.date.available | 2023-02-08T21:36:49Z | - |
dc.date.issued | 2022-10-20 | - |
dc.date.submitted | 2023-02-06 | - |
dc.identifier.citation | DAMONYS, Ellen; SILVA, Janaína Maria. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA: uma análise documental dos currículos de pedagogia da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48995 | - |
dc.description.abstract | Pensando na importância de uma formação crítica dos profissionais de pedagogia quanto às questões ambientais e de sustentabilidade, a presente pesquisa tem como objetivo problematizar essas temáticas relacionadas aos currículos dos cursos de pedagogia dos campi Recife e Caruaru Agreste da UFPE. Para esse fim, foi utilizada uma metodologia qualitativa descritiva e de abordagem documental para análise dos perfis curriculares e Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos. Também, realizamos entrevistas estruturadas a partir de um questionário elaborado na plataforma do Google Forms, com finalidade de compreender as concepções dos docentes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia dos campi supracitados sobre as questões referentes à EA dentro das disciplinas que ministram. Os resultados evidenciaram que nos documentos do curso de Pedagogia do Agreste possuem de maneira mais evidente a presença de discussões acerca da temática ambiental. Enquanto no curso de Recife, os documentos não manifestam com a mesma clareza a inserção da EA em seu currículo. Embora os docentes entrevistados apontem discussões acerca da temática em suas práticas, foi possível perceber que a EA não possui um espaço amplo nos currículos de Pedagogia e é um processo incipiente. | pt_BR |
dc.format.extent | 28 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | A educação ambiental na pedagogia : uma análise documental dos currículos de pedagogia da UFPE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0563084026957399 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0668815051878601 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6537056532242570 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CE-Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-3981-4306 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-6439-5142 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ELLEN DAMONYS E JANAINA MARIA.docx.pdf | 283,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons