Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48995

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMUHLE, Rita Paradeda-
dc.contributor.authorDAMONYS, Ellen-
dc.contributor.authorSILVA, Janaína Maria da-
dc.date.accessioned2023-02-08T21:36:49Z-
dc.date.available2023-02-08T21:36:49Z-
dc.date.issued2022-10-20-
dc.date.submitted2023-02-06-
dc.identifier.citationDAMONYS, Ellen; SILVA, Janaína Maria. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PEDAGOGIA: uma análise documental dos currículos de pedagogia da UFPE. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48995-
dc.description.abstractPensando na importância de uma formação crítica dos profissionais de pedagogia quanto às questões ambientais e de sustentabilidade, a presente pesquisa tem como objetivo problematizar essas temáticas relacionadas aos currículos dos cursos de pedagogia dos campi Recife e Caruaru Agreste da UFPE. Para esse fim, foi utilizada uma metodologia qualitativa descritiva e de abordagem documental para análise dos perfis curriculares e Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos. Também, realizamos entrevistas estruturadas a partir de um questionário elaborado na plataforma do Google Forms, com finalidade de compreender as concepções dos docentes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia dos campi supracitados sobre as questões referentes à EA dentro das disciplinas que ministram. Os resultados evidenciaram que nos documentos do curso de Pedagogia do Agreste possuem de maneira mais evidente a presença de discussões acerca da temática ambiental. Enquanto no curso de Recife, os documentos não manifestam com a mesma clareza a inserção da EA em seu currículo. Embora os docentes entrevistados apontem discussões acerca da temática em suas práticas, foi possível perceber que a EA não possui um espaço amplo nos currículos de Pedagogia e é um processo incipiente.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.titleA educação ambiental na pedagogia : uma análise documental dos currículos de pedagogia da UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0563084026957399pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0668815051878601pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6537056532242570pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DEC) - Departamento de Ensino e Currículo pt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-3981-4306pt_BR
dc.identifier.orcid0000-0001-6439-5142pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ELLEN DAMONYS E JANAINA MARIA.docx.pdf283,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons