Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49134
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ABRANCHES, Sérgio Paulino | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Yasmim Conceição do | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-15T13:26:01Z | - |
dc.date.available | 2023-02-15T13:26:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Yasmim Conceição do Nascimento. A ressignificação das práticas pedagógicas em tempos de pandemia: um olhar sobre as estratégias de ensino desenvolvidas pelos professores na rede municipal de Moreno-PE. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49134 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica - Edumatec, da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Diante do cenário pandêmico vivido a partir do ano de 2020, se vislumbrou a ascensão das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDICs, em especial no contexto educacional. Diversos desafios foram trazidos à tona, mostrando o quanto se faz necessária a ampliação do acesso e do letramento digital para professores, estudantes, equipes pedagógicas e gestoras, para que possam acompanhar uma sociedade que vem sendo inserida cada vez mais na cultura digital. Nesse sentido, surge o seguinte questionamento: quais as estratégias de ensino que estão sendo desenvolvidas pelos professores com a inserção das TDICs nas práticas pedagógicas, em tempos de pandemia, na rede municipal de Moreno, Pernambuco? Diante do exposto, a hipótese da pesquisa pressupõe que os professores realizaram estratégias para a continuidade do ensino, com a utilização das TDICs nas práticas pedagógicas para se adequar às mudanças impostas pela pandemia com o advento do ensino remoto emergencial. O presente estudo tem como objetivo analisar as estratégias de ensino com a inserção das TDICs nas práticas pedagógicas dos professores, em tempos de pandemia, na rede municipal de Moreno, Pernambuco. E como objetivos específicos: (1) Investigar os desafios encontrados pelos professores com a inserção das TDICs nas práticas pedagógicas durante a pandemia; (2) Identificar os recursos necessários para o planejamento nas práticas pedagógicas com o uso das TDICs, com ênfase nas plataformas digitais; (3) Descrever como os docentes utilizam os recursos didáticos adotados por meio do uso de plataformas digitais durante o ensino remoto emergencial. No referencial teórico foram utilizadas as seguintes seções: a Educação em Tempos de Pandemia, a subseção Prática Docente, a seção Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Contexto Escolar e a seção Estratégias para Implantação das TDICs nas Práticas Pedagógicas. Como procedimentos metodológicos realizou-se um estudo de caso, sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Como instrumentos de coleta de dados, foram realizadas análises documentais, questionário online e observações espontâneas. A análise dos dados foi realizada através da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016), seguindo suas etapas e sistematizações. Após a realização das análises, os resultados mostraram os avanços de um olhar mais afinco para o uso das TDICs nas práticas pedagógicas, se mostrando ser algo que ganhou um espaço e tende a permanecer seu aprimoramento para melhores aplicações, sendo necessários investimentos seja nas formações continuadas, como também na infraestrutura das Unidades Educacionais e aquisições de aparelhamento para todos sujeitos envolvidos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | A ressignificação das práticas pedagógicas em tempos de pandemia : um olhar sobre as estratégias de ensino desenvolvidas pelos professores na rede municipal de Moreno-PE | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8756633011103705 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9070763811045760 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research is part of the Graduate Program in Mathematics and Technological Education - Edumatec, of the Federal University of Pernambuco - UFPE. In spite of the pandemic scenario experienced from the year 2020, the rise of Information and Communication Technologies - ICT was glimpsed, especially in the educational context, several challenges were brought to light, showing how much it is necessary to expand access and of digital literacy for teachers, students, pedagogical teams and managers, so that they can accompany a society that has been increasingly inserted in the digital culture. In this sense, the following question arises: what teaching strategies are being developed by teachers with the insertion of ICT in pedagogical practices, in times of pandemic, in the county of Moreno, Pernambuco? Therefore, the research hypothesis assumes that teachers carried out strategies for the continuity of teaching, with the use of ICT in pedagogical practices to adapt to the changes imposed by the pandemic with the advent of emergency remote teaching. The present study aims to analyze the teaching strategies with the insertion of ICT in the pedagogical practices of teachers, in times of pandemic, in the county of Moreno, Pernambuco. And as specific objectives: (1) Investigate the challenges faced by teachers with the insertion of ICT in pedagogical practices during the pandemic; (2) Identify the resources needed for planning pedagogical practices using ICT, with emphasis on digital platforms; (3) Describe how teachers use the didactic resources adopted through the use of digital platforms during emergency remote teaching. The following sections were used in the theoretical framework: Education in Pandemic Times, the Teaching Practice subsection, the Information and Communication Digital Technologies section in the School Context, and the Strategies for the Implementation of DICTs in Pedagogical Practices section. With methodological procedures, a case study was carried out, being research with a qualitative approach, with an exploratory and descriptive character. As data collection instruments, document analysis, an online questionnaire and spontaneous observations were carried out. Data analysis was performed using Bardin's Content Analysis (2016), following its steps and systematization. After carrying out the analyses, the results showed the advances of a closer look at the use of ICT in pedagogical practices, proving to be something that has gained space and tends to remain its improvement for better applications, requiring investments either in the continuous training, as well as in the infrastructure of the Educational Units and acquisitions of equipment for all subjects involved. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Yasmim Conceição do Nascimento.pdf | 2,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons