Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49174

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Edilene Maria da-
dc.contributor.authorSANTOS, Ingrid Naara Carlos Ferreira-
dc.date.accessioned2023-02-24T14:54:50Z-
dc.date.available2023-02-24T14:54:50Z-
dc.date.issued2022-08-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Ingrid Naara Carlos Ferreira. Gestão de projetos em bibliotecas universitárias. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49174-
dc.description.abstractO estudo tem como objetivo analisar a associação das práticas organizacionais das bibliotecas de uma universidade pública do Nordeste ao gerenciamento por meio de projetos. Para fundamentar o estudo, foi realizada revisão bibliográfica sobre planejamento estratégico e gestão de projetos, com foco nas publicações em unidades de informação, sobretudo nas bibliotecas. O projeto se desenvolveu por meio de pesquisa descritiva, com abordagem de natureza qualitativa. Metodologicamente adotou-se o estudo de caso de uma universidade pública e a coleta dos dados foi realizada mediante a aplicação do questionário, a bibliotecários e coordenadores de bibliotecas, estruturado (nível 2) do Project Management Maturity Model (PMMM) de Kerzner (2006). A análise dos questionários foi realizada com base no nível 2 do modelo PMMM, a fim de identificar o nível de maturidade. Os resultados apontam que as bibliotecas desse sistema integrado não possuem maturidade na execução das práticas gerenciais que se aproximam da gestão de projetos, estabelecendo médias inferiores em todas as cinco fases: Embrionário 3.12; Aceitação Gerência Executiva 1.72; Gerentes de Área 1.32; Crescimento 3.65 e Maturidade 3.25. Concluindo que, as bibliotecas ainda necessitam se aperfeiçoar na gestão de projetos, podendo por fim, integralizar todas as atividades, criando um fluxo e assertividade para todo o processo gerencial.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão de projetospt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectBibliotecas universitáriaspt_BR
dc.subjectModelos de maturidadept_BR
dc.subjectModelo PMMMpt_BR
dc.titleGestão de projetos em bibliotecas universitáriaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA JÚNIOR, Antônio de Souza-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6652090002994413pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2926539030183375pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxThe study aims to analyze the association of organizational practices in the libraries of a public university in the Northeast of Brazil with project management. To support the study, a literature review was carried out on strategic planning and project management, focusing on publications in information units, especially in libraries. The project was developed through descriptive research, with a qualitative approach. Methodologically, the case study of a public university was adopted and data collection was carried out through the application of a questionnaire to librarians and library coordinators, structured (level 2) of the Project Management Maturity Model (PMMM) by Kerzner (2006). The analysis of the questionnaires was carried out based on level 2 of the PMMM model, in order to identify the maturity level. The results indicate that the libraries of this integrated system do not have maturity in the execution of managerial practices that approach project management, establishing lower averages in all five phases: Embryonic 3.12; Acceptance by Executive Management 1.72; Area Managers 1 .32; Growth 3.65 and Maturity 3.25. Concluding that libraries still need to improve in project management, finally being able to integrate all activities, creating a flow and assertiveness for the entire management process.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2420967612961881pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Ingrid Naara Carlos Ferreira Santos.pdf1,7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons