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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49182

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorALBUQUERQUE, Raquel Costa-
dc.contributor.authorSOARES, Lais Rafaely da Silva-
dc.date.accessioned2023-02-24T17:16:07Z-
dc.date.available2023-02-24T17:16:07Z-
dc.date.issued2022-05-20-
dc.date.submitted2023-02-24-
dc.identifier.citationSOARES, Lais Rafaely da Silva. Assistência terapêutica ocupacional no cuidado de crianças com deficiência visual: revisão integrativa. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Terapia Ocupacional) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49182-
dc.description.abstractCrianças com Deficiência Visual comumente apresentam atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. A Terapia Ocupacional enquanto profissão que utiliza das atividades cotidianas com indivíduos ou grupos de pessoas que precisam de adaptações para envolverem-se em papéis, hábitos e rotinas, contribui para o desenvolvimento de propostas e cuidados para tratamento e reabilitação de crianças que possuem deficiência visual. Objetivo: apresentar a assistência terapêutica ocupacional com crianças que possuem alguma deficiência visual. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada na plataforma de busca Bireme e na base de dados SciELO, coletando estudos dos últimos seis anos e utilizando Descritores em Ciência da Saúde (DeCS), além de alguns termos livre. Após aplicabilidade dos critérios de elegibilidade foi realizada análise a partir de um checklist elaborado pela autora direcionado aos objetivos do trabalho. Resultados: dois artigos foram incluídos e analisados apresentando semelhança quanto a assistência em equipe multiprofissional e a utilização de instrumento de avaliação, bem como de intervenção. Discussão: foi possível refletir sobre a Terapia Ocupacional inserida em equipe multidisciplinar/multiprofissional, instrumentos de avaliação e contexto de atuação profissional. Considerações finais: foi possível detectar a escassez de artigos científicos que abordam a prática e como se dá a assistência terapêutica ocupacional específica com crianças que têm deficiência visual, tornando se evidente a necessidade e a importância da escrita e publicação da prática profissional, com descrição de procedimentos, protocolos utilizados em cada campo de atuação, métodos avaliativos, fluxo de atendimento ou da assistência.pt_BR
dc.format.extent13p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTerapia Ocupacionalpt_BR
dc.subjectDeficiência Visualpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEstimulação Visualpt_BR
dc.titleAssistência terapêutica ocupacional no cuidado de crianças com deficiência visual: revisão integrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4309845955104238pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3126315843449267pt_BR
dc.description.abstractxVisually impaired children commonly have delayed neuropsychomotor development. Occupational Therapy as a profession that uses daily activities with individuals or groups of people who n eed adaptations to get involved in roles, habits and routines, contributes to the development of proposals and care for the treatment and rehabilitation of visually impaired children. Objective: to present occupational therapy assistance with children who have some visual impairment. Methodology: this is an integrative literature review, carried out in the Bireme search platform and in the SciELO database, compiling studies from the last six years and using Health Sciences Descriptors (DeCS), in addition to some free terms. After applying the eligibility criteria, an analysis was performed based on a checklist prepared by the author oriented to the objectives of the work. Results: two articles were included and analyzed that showed similarity in terms of care in a multiprofessional team and the use of an assessment instrument, as well as intervention. Discussion: it was possible to reflect on Occupational Therapy as part of a multidisciplinary/multiprofessional team, the assessment instruments and the context of professional practice. Final considerations: it was possible to detect the scarcity of scientific articles that address the practice and how specific occupational therapeutic assistance is given to children with visual impairments, highlighting the need and importance of writing and disseminating professional practice, with a description of the procedures, protocols used in each area of activity, evaluation methods, flow of care or assistance.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Fisioterapia e Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DTO) - Departamento de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Terapia Ocupacionalpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7371-9708pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Terapia Ocupacional

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