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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49183
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Título : | Um estudo reflexivo da leitura de textos multimodais para o ensino da língua portuguesa do 6o ano do ensino fundamental |
Autor : | LINS, Rafael Camelo |
Palabras clave : | Compreensão Leitora; Estratégias de Leitura; Multimodalidade; Gêneros Textuais; Avaliações Externas |
Fecha de publicación : | 22-ago-2022 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | LINS, Rafael Camelo. Um estudo reflexivo da leitura de textos multimodais para o ensino da língua portuguesa do 6o ano do ensino fundamental. 2022. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Resumen : | O presente trabalho tem por objetivo analisar os aspectos envolvidos na compreensão de gêneros multimodais para o desenvolvimento da competência leitora de estudantes do 6o Ano do Ensino Fundamental. Parte do pressuposto de que o trabalho com gêneros multissemióticos e multimidiáticos em sala de aula no ensino fundamental pode ser enriquecedor, por acreditar que, quando a concepção de língua como ação interlocutiva situada é aceita no processo de ensino-aprendizagem, as práticas de linguagem tornam-se mais contextualizadas e reflexivas, ampliando o foco do trabalho com a leitura em sala de aula, o qual não recairá apenas sobre as atividades cognitivas linguísticas e metalinguísticas, mas sim, paralelamente, as epilinguísticas. É necessário que os estudantes conheçam, se apropriem e sejam capazes de ler (e também de produzirem textos escritos, embora não seja o foco deste trabalho) para o exercício do protagonismo enquanto ser social que utiliza as diferentes linguagens e a língua para a construção dessas relações. Assim, tem como objetivos específicos descrever e analisar os aspectos constitutivos da tessitura de gêneros multimodais como a tirinha, a charge e o infográfico, para então propor algumas atividades de compreensão que possam ser usadas pelo professor em sala de aula, tomando por categorias ordenadoras da proposta os descritores do SAEB e SAEPE, a fim de refletir sobre quais deles já são práticas correntes verificadas no material didático usado pela escola pública de Pernambuco e quais descritores precisam ser trabalhados de maneira mais aprofundada. Por isso, este trabalho diz respeito a uma reflexão sobre a abordagem a nível semântico e pragmático de leitura de textos multimodais, especificamente cartuns, charges, tirinhas e infográficos, na aula de português. O propósito deste trabalho é, pois, apresentar sugestões de atividades de compreensão leitora de textos multimodais para serem trabalhados desde o 6o ano do Ensino Fundamental e tem como base a Matriz de Referência para as habilidades de leitura do SAEB (Sistema de Avaliação do Ensino Básico) e do SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco). O interesse pelo tema nasceu das vivências em sala de aula, a partir das quais decidimos investigar as estratégias de leitura de textos multimodais presentes em livros didáticos de Língua Portuguesa, sendo a pergunta norteadora da nossa reflexão o seguinte enunciado: “Como é proposta a compreensão leitora de gêneros de linguagens multimodais e multissemióticos para estudantes do 6o ano e de que maneira as aulas de língua portuguesa podem contribuir para o desenvolvimento da habilidade de leitura desses textos e para a construção da criticidade dos estudantes?” |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49183 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras) |
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DISSERTAÇÃO Rafael Camelo Lins.pdf | 2,95 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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