Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49208

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAQUINO, Thiago André Moura de-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Maria Laura Melo-
dc.date.accessioned2023-02-28T13:37:52Z-
dc.date.available2023-02-28T13:37:52Z-
dc.date.issued2022-10-24-
dc.date.submitted2023-02-02-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Maria Laura Melo. Budismo Shingon e Pierre Hadot : exercícios espirituais como uma maneira de observar o caminho budista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Filosofia - Licenciatura)– Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49208-
dc.description.abstractPensar o Budismo como uma filosofia é ainda algo polêmico no que se refere aos acadêmicos da filosofia. Contribuindo para tal debate, o objetivo dessa pesquisa é analisar, com a ajuda de Hadot, em que medida é possível afirmar os exercícios práticos da doutrina do Budismo Shingon como práticas filosóficas. Nesse sentido, a pesquisa analisa em que consiste o conceito de filosofia como maneira de viver e os exercícios espirituais em Pierre Hadot, com o objetivo de usar esse conceito como uma ferramenta exegética para interpretar o Budismo Shingon. Bem como, com a ajuda de Harter(2018) compreender certos limites de interpretação quanto a associação desse conceito ao Budismo de maneira geral. Para isso, foram analisados principalmente três textos. Exercícios espirituais e filosofia Antiga (2014), Spiritual Exercises and the Buddhist Path: An Exercise in Thinking with and against Hadot (2018) e Kūkai Major Works (1972). Encontrando, assim, proximidades entre as práticas, mas sem desconsiderar seus limites.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectbudismopt_BR
dc.subjectcaminho budistapt_BR
dc.subjectexercícios espirituaispt_BR
dc.subjectHadot, Pierrept_BR
dc.subjectShingonpt_BR
dc.titleBudismo Shingon e Pierre Hadot : exercícios espirituais como uma maneira de observar o caminho budistapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2026705709433976pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9890269097399161pt_BR
dc.description.abstractxThinking about Buddhism as a philosophy remains controversial in philosophy research. As a contribution to this debate, the aim of this investigation is to analyze, with the help of Hadot, how it is possible to call the practical practices of the doctrine of Shingon Buddhism philosophical practices. In this sense, the investigation analyzes what is the concept of philosophy as a way of life and spiritual exercises in Pierre Hadot, with the aim of using this concept as an exegetical tool to interpret Shingon Buddhism. As well as, with the help of Harter (2018), to understand certain limits of interpretation in terms of the association of this concept with Buddhism as a whole. For this purpose, three main texts were analyzed. Spiritual Exercises and Ancient Philosophy (2014), Spiritual Exercises and the Buddhist Path: An Exercise in Thinking with and against Hadot (2018), and Kūkai Major Works (1972). In this way, approximations between the practices are found, but without disregarding their limitations.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.departament::(CFCH-DH) - Departamento de Históriapt_BR
dc.degree.graduation::CFCH-Curso de Históriapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9613-0632pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Filosofia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Laura Melo Oliveira.pdf919,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons