Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49227

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorASSUMPÇÃO, Flora Romanelli-
dc.contributor.authorSIMPLÍCIO, Elizabeth de Carvalho-
dc.date.accessioned2023-03-01T11:41:14Z-
dc.date.available2023-03-01T11:41:14Z-
dc.date.issued2022-02-16-
dc.identifier.citationSIMPLÍCIO, Elizabeth. Rotas. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49227-
dc.description.abstractTendo como eixo a visualidade, apresento um projeto artístico equivalente à dis- sertação, da linha de pesquisa em processos criativos de Artes Visuais. Com o intuito de destacar em meu processo criativo a importância do caráter cíclico da vida, busquei inspiração no Livro Avalovara de Osman Lins e no filme An- tes da Chuva (Before the Rain) de Milcho Manchevski para guiar as narrativas visuais. Por outro lado, meu processo criativo segue os ensinamentos de Mar- co Buti e Alberto Tassinari, os quais, respectivamente, tratam do olhar generoso e das colagens temporárias/efêmeras no fazer fotográfico. Durante a pesquisa, ao passo que eu procurei desenvolver meu próprio pensamento artístico, cria- dor e estético desenvolvi, ainda, uma reflexão, utilizando a metodologia ana- lógica, sobre o fazer criativo da fotógrafa Telma Saraiva, que teve uma profícua produção fotográfica na cidade do Crato, região do Cariri, Ceará, e se tornou notória por uma série de autorretratos fantasiada de personagens de filmes hollywoodianos, utilizando a técnica de fotopintura de uma forma peculiar.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes Visuaispt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectTelma Saraivapt_BR
dc.subjectCratopt_BR
dc.subjectLinguagem Visualpt_BR
dc.titleRotaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9006488092612849pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2919589905571219pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxHaving visuality as its axis, I present an artistic project equivalent to the disser- tation, from the line of research on creative processes of Visual Arts. In order to highlight in my creative process the importance of the cyclical character of life, I looked for inspiration in the book Avalovara by Osman Lins and in the film Antes da Chuva (Before the Rain) by Milcho Manchevski to guide the visual narratives. On the other hand, my creative process follows the teachings of Marco Buti and Alberto Tassinari, who, respectively, deal with the generous gaze and temporary/ ephemeral collages in photographic making. During the research, while I tried to develop my own artistic, creative and aesthetic thinking, I also developed a reflec- tion, using the analogical methodology, on the creative work of the photographer Telma Saraiva, who had a fruitful photographic production in the city of Crato, region of Cariri, Ceará, and became famous for a series of self-portraits dressed as characters from Hollywood films, using the technique of photopainting in a peculiar way.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Elizabeth de Carvalho Simplicio.pdf6,95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons